Assembléia aposta no Fórum de Desenvolvimento Econômico como incentivo ao crescimento do Estado


DA REDAÇÃO
O presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, afirmou, em entrevista, que a instituição aposta na realização do Fórum de Desenvolvimento Econômico como instrumento de incentivo à retomada do crescimento econômico do Estado.
Segundo Beraldo, o desenvolvimento econômico é prioridade para a existência de recursos destinados à compensação financeira de municípios, à segurança pública e ao assentamento de famílias de agricultores sem propriedade, por exemplo. "A partir do crescimento da economia é possível aumentar o nível de renda e a geração de emprego. Assim, esse tema é prioridade para o Legislativo no segundo semestre."
A coordenação dos trabalhos do Fórum caberá à Mesa Diretora e os deputados participarão, também, por meio de reuniões no interior do Estado. "Temos parlamentares vindos de praticamente todas as regiões de São Paulo e eles vão mediar o debate em suas cidades."
Para o presidente é preciso trabalhar pontualmente com as vocações regionais. "As regiões do Estado de São Paulo têm produções diferenciadas que muitas vezes ficam impedidas de serem distribuídas, por motivos diversos, a outras localidades do país e do exterior. Vamos detectar os impasses e buscar soluções", informou Beraldo, destacando que uma das alternativas é levar tecnologia aos pequenos e médios produtores, para que possam se tornar mais competitivos.
Planos e diretrizes
Outros importantes debates pautados para o segundo semestre são o Plano Plurianual, o Índice Paulista de Responsabilidade Social e o Plano Estadual de Educação. O presidente afirmou que essas discussões, combinadas com o Fórum representarão importante contribuição da Assembléia para melhorar a qualidade de vida da população. "Esse é um grande desafio para a Assembléia a partir de agosto."
O Plano Estadual de Educação vem sendo discutido pelo governo em todas as regiões do Estado e deve estabelecer diretrizes no ensino para os próximos anos. "Essas metas serão fixadas com a contribuição de pais, alunos e professores, mediante sugestões por eles apresentadas."
A qualidade de vida de cada munícipe é revelada por meio do IPRS e a divulgação de seus resultados permite aos prefeitos aprimorar políticas públicas. "A cada dois anos o Seade atualiza esses dados que permitem a aplicação de recursos públicos com avaliação mais criteriosa", disse Beraldo.
Em novembro acontece mais uma edição do Parlamento Jovem. O presidente ressaltou que desta vez o evento contará com a participação de estudantes do ensino médio. "É preciso atrair os jovens para o processo democrático."
As alterações do Regimento Interno não foram esquecidas pela presidência. De acordo com Beraldo, ele e o 2º secretário já elaboraram, em conjunto, um parecer sobre as mudanças. "O 1º secretário também está preparando uma minuta e, em breve, tentaremos entrar em consenso para chegar a um texto único."
Semestre proveitoso
Sobre as atividades desenvolvidas pelo Legislativo no semestre passado, o presidente declarou que considerou o período proveitoso. "A Assembléia conseguiu aprovar importantes matérias do governo."
Beraldo lembrou que foi adotada uma nova forma de trabalho com a redução de sessões extraordinárias. "Para procedermos votações importantes preferimos prorrogar as sessões ordinárias."
Foram aprovados em tempo rápido, segundo o presidente, projetos como o da rolagem da dívida da Cesp, o do aumento da contribuição previdenciária do funcionalismo, o do Qese - redistribuição aos municípios de recursos para a educação - e o da Via Rápida - autorização ao governo para punir administrativamente com maior agilidade os servidores públicos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações