Primeira audiência pública sobre o Orçamento estadual 2010 é realizada em Marília
15/06/2009 21:11




Ao iniciar a primeira reunião de uma série de 21 audiências públicas para discutir o Orçamento estadual de 2010, nesta segunda-feira, 15/6, o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, deputado Mauro Bragato (PSDB), afirmou que o esforço da comissão é para uma participação mais ativa, de forma que a cada ano este órgão técnico aprimore seu trabalho voltado à população, sobretudo, no que se refere à discussão do Orçamento do Estado.
O evento foi realizado no anfiteatro da prefeitura de Marília, com o objetivo de ouvir as demandas dessa região, bem como da região de Tupã. O deputado Enio Tatto (PT) também esteve presente e ressaltou a importância da participação popular e da regionalização do Orçamento. "Quando nos deslocamos para uma determinada região, é interessante tomar conhecimento das necessidades dessa localidade."
Maurício Hoffman, representante da Secretaria Estadual do Planejamento, também fez parte da mesa de trabalhos e destacou que não é nada fácil elaborar um orçamento estadual. Entre as regras que devem ser seguidas na elaboração do Orçamento está o respeito às verbas vinculadas pela Constituição, como as destinadas à Saúde e à Educação. Hoffman destacou ainda que o Orçamento é algo de severa fiscalização, inclusive a exercida pelo Poder Legislativo. "Minha participação nas audiências se faz no sentido de acompanhar as sugestões, de maneira a elaborar um orçamento que reflita os anseios da população". O projeto da Lei Orçamentária anual deve ser enviado à Assembleia até 30 de setembro.
Hoje, a reunião será na Câmara Municipal de Bauru, às 10h.
Cidadãos apresentam reivindicações regionais ao Orçamento 2010
Os cidadãos puderam apresentar suas reivindicações para a região, sugerindo a elaboração de emendas ao Orçamento estadual para 2010.
José Carlos Albuquerque, vereador de Marília, pediu o asfaltamento das vicinais Marília-distrito de Dirceu e Marília-distrito de Florida, além de um prédio próprio para instalar a Fatec, uma vez que atualmente é pago um aluguel caro para abrigar a faculdade. Construção de polo poliesportivo e de uma escola estadual na zona leste de Marília também foram propostas do vereador. Seu colega de Câmara, Donizete Alves, ressaltou problemas na iluminação pública e propôs incentivo aos jovens para a prática de esportes.
Iamspe
Rosalina de Oliveira, da Apampesp, insistiu em solicitações feitas em edições anteriores de audiências públicas, com enfoque na questão do Iamspe, que é o financiamento por parte do Estado no mesmo percentual pago pelos funcionários públicos, que é 2%. Representante da mesma entidade, Maria Aparecida usou o tempo para ressaltar "o caos em que se encontra a educação pública no Estado de São Paulo".
O cidadão Décio Jr. retomou o tema Iamspe, lembrando que é necessário ampliar o atendimento de especialidades. Altair Vieira é da Associação dos Bairros da Zona Norte de Marília (Socianorte) e, antes de apresentar sugestões, agradeceu o atendimento de reivindicação feita no ano anterior (cobertura de quadra de escola). Ele sugeriu a criação por parte do Estado de cursinhos pré-vestibulares. Rui Albano Barbosa pediu melhorias para a rodovia do Contorno, principal via de acesso à zona norte de Marília.
Educação
Denise Ricala é diretora do Sindicato dos Funcionários do Centro Paula Souza e informou que a situação na instituição nada mudou. "Continuamos com os piores salários da região e sem reposição de funcionários, apesar da expansão de ensino". Segundo ela, a terceirização tem gerado um rodízio de funcionários contratados a cada três meses para prestação de serviços nas escolas do Centro Paula Souza. Maria Valéria Veríssimo é professora da Unesp e aproveitou a chance para pedir intervenção dos deputados na crise enfrentada pelas universidades públicas e "pela repressão a manifestações da USP, com atuação da tropa de choque". Tatto informou que, no dia 11/6, a Assembleia aprovou a formação de comissão de representação de deputados para acompanhar o assunto.
O deputado ainda lembrou que verbas carimbadas, como é o caso da área da educação, não precisam ser cumpridas em seu patamar mínimo. "Não basta cumprir a Constituição, ou seja, aplicar 30% do valor do orçamento na educação. O importante é investir o que for preciso para garantir a qualidade de cada setor do Estado."
"Breve e produtiva", assim o presidente da CFO qualificou a reunião em Marília. Segundo ele, ficou claro que a comissão tem a preocupação de ouvir as demandas e disse que também deseja um orçamento regionalizado.
O prefeito de Marília, Mário Bulgareli (PDT), falou ao final dos trabalhos. Ele agradeceu a presença da comissão na cidade para ouvir as reivindicações da população, o que pode em muito contribuir para que Marília obtenha benfeitorias.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações