Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Marilda Dib

Marilda Dib faz da escultura um organismo potenciado pela participação humana
Se inicialmente o figurativo se constituía na matriz insubstituível da linguagem plástica da escultora Marilda Dib, na sua produção atual é patente uma decisiva vontade de liberação do narrativo para assegurar às formas um valor somente intrínseco.
Trata-se de um caminho não fácil o escolhido e percorrido com humildade pela artista, mas feito com o detalhismo do artesão e o coração do poeta. O volume ocupa para esta escultora uma posição preeminente.
Artista respeitosa da tradição, Marilda Dib molda suas peças até definir o fato plástico num sistema de volumes diversamente articulados nas suas relações espaciais e vinculados pela continuidade de superfícies diferenciadas por um extremo contraste, mas prontas a colher o fluir da luz e, em conseqüência, vivificar.
Trata-se de um sistema de volumes, que o antigo discurso realista e elimina de tal maneira que a obra se adapta no espaço em razão dos próprios valores estruturais, potencializando, aquela motivação humana que a artista não pode abdicar e que constitui, em todo o caso, o inicio do ato criativo.
Evitando sugestões externas e modismos, tentações em direção a experiências aventurosas Marilda Dib se empenha para uma própria concepção do fato plástico.
A obra "Chama da Liberdade" doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, se desveste de todo dado não atinente e cada vez mais tende a uma síntese de seu instinto artístico.
A artista
Marilda Dib, pseudônimo artístico de Marilda Arcuri da Matta e Dib, nasceu em São Paulo, em 1946. Formou-se em assistência social pela Universidade Pontifícia Católica de São Paulo (1971) e em artes plásticas pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Estudou pintura a óleo na ASBA, Associação São Bernardense de Arte e freqüentou o curso de escultura no atelier Ângela Bressan e no Mube " Museu Brasileiro da Escultura.
Participou de diversas exposições individuais e coletivas como no Clube Sírio Libanês, SP (1980) ; Clube Atlético Aramaçan, Santo André, SP (1996) ; Museu Brasileiro da Escultura, SP ; Casa Cor de Santo André (2005) ; Clube Paineiras do Morumby, SP; Casa de Cultura Antonino Assumpção, SP ; Veja cor na Riviera de São Lourenço, SP ; Casa Cor no Jóquei Clube, SP (2006/2007) ; Casa cor e casa hotel no shopping D & D, SP ; Bienal Internacional de Florença, Itália e Bienal de Arte Contemporânea, Roma, Itália (2007).
Recebeu menções honrosas em pintura e em escultura (1980/1996) e foi premiada no concurso interclubes do SESC (2006) e na Bienal de Arte Internacional de Roma (2010) Possui obras em diversas coleções particulares na Itália, Estados Unidos, Brasil, no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, no Museu de Arte do Trabalho e no Museu de Arte do Esporte Olímpico no Ibirapuera.
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