Heloisa Helena assina ADIN dos advogados do IPESP

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) assinada no dia 22 de agosto pela ex-senadora e presidente do PSOL, Heloisa Helena, será protocolada no Supremo Tribunal Federal nos próximos dias com a finalidade de anular a Lei Estadual 13.549/09, aprovada em maio de 2009 na Assembleia Legislativa de São Paulo, cuja votação em plenário recebeu voto contrário somente dos dois parlamentares do partido.
Na opinião de Giannazi, é um importante e decisivo passo do movimento para tornar sem valor ou efeito a lei referenciada, que declara a carteira dos advogados do IPESP em extinção e liquidação até a existência do ultimo aposentado, eleva para 70 anos a idade mínima de aposentadoria, aumenta o tempo de contribuição e o tempo de inscrição na OAB, retira o salário mínimo como indexador do reajuste, onera em mais de 100 % as contribuições e tira do estado a responsabilidade com relação à gestão e, principalmente, a garantia financeira da carteira. Além disso esta lei autoriza que o contribuinte desista da carteira e retire de 60% a 80% do que investiu, impondo sérios prejuízos aos advogados.
Para o deputado, eles foram vítimas de um verdadeiro calote e estelionato, patrocinados pelo governo estadual. "Houve claramente a quebra do ordenamento jurídico e do estado democrático de direito, por isso estamos recorrendo ao Supremo com a ADIN para restabelecer os direitos dos advogados contribuintes da carteira do IPESP", analisa.
O parlamentar também já protocolou uma Representação no Ministério Público Federal pedindo o ajuizamento de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), instrumento jurídico que visa a suspensão da Lei 13.549/09.
cgiannazi@uol.com.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações