Quase dois irmãos: Paulo Lins e Flávio Bauraqui participam de debate na Assembléia
Cerca de 150 pessoas assistiram ao filme "Quase dois irmãos", da diretora Lúcia Murat, na noite desta terça-feira, 19/4, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa de São Paulo. O roteirista do filme, Paulo Lins (autor de Cidade de Deus), e o ator Flávio Bauraqui participaram de um debate com o público após a exibição do filme.
A produção trata da trajetória dos personagens Miguel e Jorginho, cujas vidas estão entrelaçadas por circunstâncias pessoais e históricas. Nos anos 70, os dois encontram-se no presídio de Ilha Grande. Miguel é um preso político, Jorginho, preso comum. Amigos de infância, ambos representam facções que dividiram o convívio e o controle do presídio na época da ditadura.
Paulo Lins e Lúcia Murat dividem o roteiro do filme, cujo pano de fundo é a história das organizações Falange Vermelha, posteriormente organizada como Comando Vermelho. O roteirista de Cidade de Deus aponta que a raiz histórica do crime organizado no Rio de Janeiro foi plantada durante do regime militar.
A junção de presos políticos com presos comuns possibilitou que a utopia social e a experiência de organização dos grupos de esquerda fossem difundidas no universo prisional do Rio de Janeiro. A intenção de presos políticos de estender visões de mundo e de organização social aos presos comuns fracassou, segundo Paulo Lins.
A utopia social que levou o personagem à prisão teve sua salvação no terno e gravata, O personagem se torna deputado federal. Já Jorginho comanda o tráfico da cadeia e acredita manter nos morros, através das armas, uma ordem que o estado não é capaz de fazê-lo.
A última fase do filme retrata a disputa no morro Santa Marta em 2004. A ascensão do Terceiro Comando ao controle do tráfico em meio a um frenético comércio de armas, cujo tráfico tem a mão da polícia.
Questionado sobre sua abordagem da violência, Paulo Lins disse ser muito difícil passar uma visão positiva sobre o Brasil. "A discriminação racial no nosso país é evidente. E a forma como a polícia trata os negros e a pobreza também é evidente. Quem tem dinheiro neste país não está á mercê da violência. As vítimas são pobres". Para o roteirista, o motor da violência é o tráfico de armas. Mas questiona: "Pesquisei muito e não identifiquei sequer uma apreensão de armamento feita pela polícia. O traficante de drogas é em geral um pobre que inevitavelmente morre cedo. Mas, quem são os traficantes de armas"
A exibição de Quase dois irmãos na Assembléia Legislativa foi uma iniciativa dos deputados petistas Vicente Cândido e Simão Pedro.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações