Semana Orlando Villas Bôas: artistas do Acervo que retrataram índios brasileiros





Numa homenagem ao Dia do Índio e à Semana Orlando Villas Boas, que se realiza de segunda-feira, dia 26 de abril a sexta-feira, 30 de abril, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, publicamos hoje a apresentação dez obras de artistas incluídos no Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho que retrataram, com sensibilidade e poesia, figuras representativas de diversas nações indígenas. São eles: os pintores Elon Brasil, Leone Miroglio, Marco Rossi, Maurício Takiguthi, Prescila Mazzola, Rosa Godoy, Théta C. Miguez e Val Santinho e o escultor americano Thomaz. As obras estão expostas no hall Tancredo Neves.
"Maternidade Kamayurá" de Elon Brasil
No contexto das ambientações pictóricas de Élon Brasil, encontramos a expressão de um verdadeiro temperamento de antropólogo, caloroso defensor que é dos povos que habitam nossas terras desde antes do descobrimento, na realidade, os verdadeiros donos da terra de Santa Cruz. Serenidade, alegria e angústia são sentimentos que encontramos narrados com maestria em suas obras e de modo especial em "Maternidade Kamayurá".
"Índio guerreiro do Xingu" de Leone Miroglio
O humanismo que Leone Miroglio retrata é conduzido por um íntimo desenrolar que se reflete também na estrutura de seus personagens, onde a vitalidade do artista se evidencia. A solidão do homem, o seu tormento existencial, não são vistos como situações amadurecidas no isolamento, mas inseridas em narrações que tiveram suas origens anteriormente. A obra "Índio guerreiro do Xingu" reflete a ansiedade do artista na defesa e preservação dos primeiros donos da terra Brasílica.
"Menina Kalapalo" de Marco Rossi
O cromatismo de Marco Rossi, mesmo se denso e homogêneo, é inédito, como é incomum a maneira com que o artista deixa filtrar a luz com tanta doçura de modo a induzir o espectador a sentir poesia e lirismo onde se trata de pintura. A obra "Menina Kalapalo", diz perfeitamente da linha adotada por esse artista, onde tudo é fruto de um pronto élan em defesa dos primeiros habitantes da terra brasilis, numa homenagem àquela realidade que o espírito recolhe como ponto de partida.
"Anchieta e os Curumins" de Maurício Takiguthi
A arte de Mauricio Takiguthi possui um íntimo sabor espiritual e alcança um perfeito equilíbrio entre os internos valores humanos e aqueles plásticos da expressão. Criando um estilo totalmente original e um gosto refinado do retrato, o artista sabe amadurecer o instintivo sentido da cor, disciplinando a arte de usa-la com cuidadosa medida e com robusta variedade de acordes. A obra "Anchieta e os Curumins" constitui o primeiro estudo inacabado sobre da obra "Anchieta o Apostolo de São Paulo" doada pelo Legislativo Paulista ao Papa João Paulo II. Trata-se de perfeito exemplo de uma estética clássica, embora contemporânea.
"Índia Carajá" de Rosa Godoy
A pintura de Rosa Godoy é rica de temas tipicamente brasileiros e personagens indígenas. Elabora com precisão cuidados estéticos e de estilo. Sua extraordinária familiaridade com a cor transforma suas obras em verdadeiros arco-íris ricos de cromatismo. Na obra "Índia Carajá", a mensagem de Rosa Godoy, enraizada e solitária no seu universo idílico, é a poesia de uma natureza ainda inalterada que reclama para si o ser humano antes de um epílogo irreversível.
"Perfil de Índio 1" de Prescila Mazzola
A arte figurativa de Prescila Mazzola deve ser considerada assim, fora e acima de toda polêmica, deve ser julgada em relação àquelas que são as qualidades expressivas do artista e avaliadas como manifestação de um excelente virtuosismo técnico e de um sentimento que não se distanciou do ideal conceito do belo. Na obra "Perfil de Índio 1", a artista demonstra seu grande interesse pela humanidade, dando ênfase a retratar os primeiros habitantes de nossa terra, que ela nos apresenta com uma pátina iluminada de otimismo.
"Curumim" de Théta C. Miguez
Théta C. Miguez é uma artista impulsionada por um sentimento de amor para com o mundo. Um sentimento forte e puro, de natureza quase religiosa. Por isso pinta: para falar a si mesma e também aos outros. Gosta de participar com eles do que sente de sua severa, mas feliz, interpretação da vida. E isso da maneira mais clara e direta: mediante das imagens. Quando a visão se faz etérea, impalpável e transparente, a artista se realiza integralmente na sua dimensão humana e artística, porque pinta os seus sonhos com a universal linguagem da arte, na qual a cor se sintoniza em lírica vibração com a poesia como na obra "Curumim".
"Os verdadeiros donos da Terra" e "Abaeté" de Val Santinho
A pintura de Val Santinho é forte, suas cores são acesas e profundamente harmônicas. A artista opera um expressionismo seu, individual, concebido na liberdade da própria paixão e no empenho do próprio tema. Trata-se de uma mensagem imediata, eficaz. O valor da pintura dessa artista está, sobretudo, naquela parte mais íntima e mais escondida, mais precisa e mais sincera que elabora. As obras "Os verdadeiros donos da Terra", da série Xingu, e "Abaeté", são testemunhos de sua criatividade pictórica. Moderna, atenta e disponível à participação ativa, Val Santinho empenha-se em ser mais uma voz em defesa desse nosso povo, usando a pintura para tal fim.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações