Alessandra Barbierato retrata a busca de calor humano e a ausência de carga existencial

Transferir para a tela representações diversificadas do triste cotidiano de nossos dias, de angústia, ansiedade, violência, desespero e solidão, constitui a missão que se impôs, nesta fase, a jovem artista Alessandra Barbierato.
Na evolução desse discurso, de fato, o tema dedicado ao ser humano ocupa parte predominante. Se a temática está presente como primeiro plano de uma cenografia que, por sua importância, deseja ser descoberta, por outro lado, a artista deseja valorizar o mundo que aparece sobre o fundo de suas telas.
O olhar de Alessandra Barbierato centra-se mais sobre um conjunto de seres humanos, tanto que os particulares do fundo cenográfico se tornam sempre mais significativos para depois se diluírem e deixarem espaço a uma pintura de essência.
Cascatas de luzes inundam suas figuras colocando em relevo tanto a sensualidade quanto o calor humano, a alienação e a carga existencial. Nelas a artista consegue introduzir o pensamento, isto é, construir o tom de uma percepção que não é apenas sensorial, mas imaginativa, possivelmente inconsciente.
Imbuída de uma posição crítica, a visão da artista tem postura não tanto de representação quanto de estudo, de resolução não meramente estética mas sinceramente espiritual, uma visão que traz dentro de si a força do real e o mistério do símbolo.
Refinando os próprios meios técnicos e cromáticos e acrescentando cada vez algo de inédito e penetrante, como na obra "Substância Ser I", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Alessandra Barbierato nos apresenta, com singular e invejável riqueza expressiva, uma cena de perceptível visão alienante da vida, onde os seres que a compõem estão submersos num mundo que circula ao seu redor dando a impressão de não poder dominá-lo.
A artista
Alessandra Barbierato nasceu em São Paulo, em 1978. Formou-se e graduou-se em design de produto pelo Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo. Freqüentou cursos de desenho e pintura no atelier do professor José Paulo de Latorre.
Desde 2003 desenvolve pesquisas, processos e técnicas em pintura e escultura. Trabalhando a pintura em grandes dimensões, onde explora a essência entre a figura e a paisagem, e em pequenas dimensões, como contraste à extensão do gesto na grande dimensão, buscando uma relação mais intimista entre figura e paisagem.
Paralelamente a suas atividades artísticas desenvolve e executa pintura para projetos e design de interiores, bem como criação de logomarcas e design gráfico. Projetou e executou uma escultura em bronze da logomarca Buffalo Investiment International.
Durante o ano 2003 realizou em Barcelona, Espanha, uma série de pesquisas de campo nas áreas de artes visuais e do design catalão, junto a instituições e escolas renomadas como Escola de Disseny i Art; Escola Superior de Disseny; Escola d" Art Arsenal; Escola Municipal d" Art Illa e museus de arte e design.
Recentemente foi selecionada no 33º Salão de Arte Contemporânea Bunkyo de São Paulo e está preparando uma exposição para o Espaço V Centenário da Assembléia Legislativa para junho de 2006. Possui obras em coleções particulares no Brasil, na Espanha e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
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