Otaciano: um escultor autenticamente primitivo e de sentimentos míticos

A extrema facilidade com a qual Otaciano se exprime esculpindo ou entalhando a madeira, satisfazendo uma sua exigência "de criar com segurança na humildade", deve-se, provavelvente, à intensidade com a qual sabe olhar no fundo de seu espírito primitivo sem se deixar arrastar aos entusiastas apelos e efeitos clássicos.
Possui uma riqueza de sentidos que pode orientar os personagens de suas esculturas onde desejar, mas não se submetendo a condicionamentos virtuosísticos que não são de sua índole, nem de sua natureza. A autenticidade de como o artista se exprime está envolvida, portanto, com sentimentos heróicos e míticos, a que sempre acreditou de maneira irreversível.
Otaciano não se serve de modelos históricos ou de esquemas contidos em exemplares arqueológicos. Trata-se indubitavelmente de uma observação frente aos arquétipos, uma individualização dos elementos puros, uma observância dos cânones tradicionais que tendem a desgastar, incidir e gravar na matéria bruta até obter formas reais, figuras humanas, acrescentando-lhes um hálito de espiritualidade.
Em certas obras, a fisionomia de seus personagens, supera a dramaticidade ou a postura pacífica para alcançar uma solução irônica, quase crítica ou grotesca. Uma inconsciente raiz surrealista aparece ao fundo do processo criativo, do qual toma força e se desenvolve a singular fantasia desse artista autenticamente primitivo.
No caso da obra "Moisés", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, o artista batizou-a com muita perspicácia de "patrono do Legislativo", numa clara e evidente alusão de que as primeiras leis foram por Ele introduzidas através das tábuas que trouxera ao descer do Monte Sinai.
O Artista
Escultor autodidata e poeta, Otaciano Alves dos Santos nasceu em Valparaíso, interior do Estado de São Paulo, em 1932. Seu primeiro trabalho foi realizado em 1944. Mudou-se para Pereira Barreto em 1962. Exerceu anteriormente as funções de: ajudante de tropeiro, retireiro, condutor de boi, carreiro e carpinteiro. Dotado de uma habilidade invejável, esculpiu cerca de uma centena de obras ao longo de sua vida, trabalhando com tipos de madeira os mais variados. Faz parte da Academia de Letras de Pereira Barreto.
Participou de inúmeras exposições, destacando-se entre elas: 1º Fiap, Pereira Barreto (1973); 1º ExpoArtes Ilha Solteira (1974); 1º Expinte Andradina (1975); Casa Cultura de Araçatuba (1976); Nacional de Alta Noroeste, Penapolis (1980); Arte na Praça, Penapolis (1982); 2º e 5º Salão de Matão (1984 e 1987); Espaço Cultural do Banco do Brasil, Pereira Barreto (1988, 2002 e 2003); Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal, Pereira Barreto (1989); 1º e 2º EXAV, Vinhedo (1994 e 1995); Bienal de Santos (1994); Mapa Cultural Pereira Barreto (1998, 1999 e 2000); 1ª Mostra Brasil; 1ª Mostra AIBA e "Festas Juninas", Ilha Solteira e "Primaveril", Pereira Barreto (2003).
Recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, destacando-se entre elas: Medalha de Bronze no Salão Nacional, Penapolis, SP (1980) e Medalha de Ouro no 1º EXAV, Vinhedo (1994). Possui obras em diversas coleções, notadamente no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações