Comissão recebe Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos


13/09/2007 19:14

Compartilhar:

Luis Carlos Barros, Aylza Gudin e deputado Ed Thomas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM REL TRAB LUIS CARLOS AILZA ED MAU_0058.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Ed Thomas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM REL TRAB  ED THOMAS MAU_0002MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luis Carlos Barros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM REL TRAB Luis Carlos de Barros (1)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aylza Gudin e deputado Ed Thomas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM REL TRAB Ailza Gondim E ED (4)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Relações do Trabalho, presidida pelo deputado Ed Thomas (PMDB), reuniu-se nesta quinta-feira, 13/9, no Plenário D. Pedro I, e aprovou pareceres favoráveis a três projetos de lei. Entre eles está o PL 433/07, de autoria do deputado Baleia Rossi (PMDB), que obriga as empresas públicas e privadas a fornecer protetor solar para os trabalhadores que exerçam suas funções expostos aos raios solares. Em justificativa, o autor afirma que "o câncer de pele é uma das doenças mais comuns atualmente. Pesquisas revelam que esse mal acomete principalmente os trabalhadores que atuam expostos aos raios solares, como cortadores de cana, lixeiros, pedreiros, serventes, garis, apanhadores de laranja e outras pessoas ligadas a atividades agrícolas. O uso de protetor solar evitaria, sem dúvida, muitos casos desse tipo de doença".

Demissões na LP Displays

A reunião também foi uma oportunidade para se debater, em audiência pública, a demissão de 1.200 empregados da empresa LP Displays. Estiveram presentes Luis Carlos Barros, subdelegado de Trabalho de São José dos Campos, Aylza Gudin, representante da Delegada Regional do Trabalho, Janaina dos Reis e Nelson Faria, diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Janaina dos Reis afirmou que foi preciso muita luta para tentar garantir mínimos direitos aos trabalhadores demitidos, como por exemplo, a extensão do plano de saúde por mais seis meses. Além disso, a sindicalista relatou que há vários trabalhadores lesionados por problemas de trabalho e que ainda não resolveram sua situação com a empresa. "Esses trabalhadores terão dificuldades de vida, já que agora não possuem mais condições de ingressar no mercado de trabalho", disse.

Por sugestão de Aylza Gudin, será marcada uma mesa-redonda, no município de São José dos Campos, para tentar encontrar uma solução que possa ajudar os trabalhadores lesionados.

Para os diretores do sindicato, uma das maneiras de resolver a questão do desemprego poderia estar na criação de uma política de incentivo fiscal na cidade de São José dos Campos, para que mais empresas se instalem na região.

Além do presidente Ed Thomas, os parlamentares Samuel Moreira (PSDB), Hamilton Pereira (PT), Carlinhos de Almeida (PT) e Marcos Martins (PT), que estavam presentes na reunião, se colocaram à disposição do sindicato para ajudar no que puderem.

A LP Displays recebeu um convite para participar do encontro, no entanto, a empresa preferiu não enviar representantes.

alesp