Câmara dos Deputados e Assembléia paulista estréiam segunda-feira TV digital

A partir de segunda-feira, 20/10, os paulistanos vão poder conferir os trabalhos da Assembléia Legislativa e da Câmara dos Deputados por meio da TV digital - Canal 61 -, em sinal gratuito. Os presidentes das duas Casas farão, no parlamento paulista, o lançamento da transmissão, quatro meses depois de terem assinado, em Brasília, um acordo de cooperação. A TV Assembléia será a primeira emissora legislativa estadual brasileira a operar essa tecnologia.
Para o presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, a abertura de sinal digital cria imensas perspectivas para uma maior interação entre o poder público e a sociedade. Segundo ele, a transmissão vai democratizar o acesso à programação e tem potencial para que a população e suas entidades representativas passem a contar com um novo instrumento para manifestação de suas propostas.
Transparência
"A TV digital se inscreve num processo de modernização e transparência conduzido pela atual Mesa Diretora", afirma Vaz de Lima. Graças à parceria com a Câmara dos Deputados, a TV Assembléia passa a transmitir sua programação também em sinal digital. Para ter acesso ao sinal digital, o telespectador precisa dispor de uma antena UHF e de um conversor. A transmissão a cabo continua como antes, ou seja, em horário compartilhado com a Câmara Municipal de São Paulo.
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia, considera o acordo um passo importante para o fortalecimento da democracia, uma vez que o sistema digital abre oportunidades como a apresentação simultânea de canais e cria espaços para a interação com o público. Segundo ele, com a nova tecnologia, será possível que a população acesse o debate e dialogue com os parlamentares.
A Câmara dos Deputados resolveu disponibilizar um dos canais de multiprogramação para as assembléias legislativas estaduais e, posteriormente, para as câmaras municipais, formando a Rede Legislativa de TV Digital.
O acordo de cooperação prevê o rateio dos investimentos e do custeio do canal digital, o que tornará a rede atrativa para todos os parceiros.
Difusão
Ainda neste ano, além de São Paulo, a TV Câmara digital chegará a Belo Horizonte. As duas cidades, juntas, representam 7,2% da população brasileira.
Em 2009, será a vez de Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Recife, Belém, Goiânia, São Luis, Maceió e Teresina - o que representará mais 13,61% da população do país. Em 2010, a TV Câmara digital chegará a Natal, Campo Grande, João Pessoa, Cuiabá, Aracaju, Florianópolis, Porto Velho, Macapá, Vitória, Rio Branco, Boa Vista e Palmas, somando mais 2,9% da população.
Entre os anos de 2011 e 2014, a meta é que a Rede Legislativa de TV Digital chegue nas 229 cidades com mais de 100 mil habitantes no país. Assim, serão atingidos outros 30,61% da população brasileira. Ao final, o sinal da TV Câmara digital terá atingido 54,3% de todo o país, de forma aberta e gratuita.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações