Baixada Santista pode ter curso técnico de cuidador de idosos

A Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), com cerca de 100 mil moradores na faixa etária acima de 69 anos, pode ganhar curso técnico de Cuidador de Idosos, pelo Centro Paula Souza. A reivindicação foi apresentada pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) ao governo do Estado. Atualmente, um projeto piloto do curso é mantido na Escola Técnica Parque da Juventude, em São Paulo, com 40 alunos.
O aumento da população idosa na região é um dos argumentos do deputado para justificar a implantação do curso. De acordo com dados preliminares do Censo 2010, a Baixada conta com 99.619 pessoas com mais de 69 anos. O número representa 5,35% dos 1.668.428 habitantes locais. Em Santos, o percentual é quase o dobro: 9,97%, o que corresponde a 41.850 santistas.
"A terceira idade é um dos segmentos que mais cresceram na última década, com uma evolução de 51,6%. Os dados ainda não estão consolidados, mas já podemos afirmar que é um dos maiores índices do país. Diante dessa realidade, é mais do que natural que os cursos técnicos sejam direcionados para o atendimento da população idosa. É uma prioridade prevista no Estatuto do Idoso", justificou o parlamentar.
A previsão é que o curso de Cuidador de Idosos tenha duração de 400 horas/aula distribuídas em um semestre e atenda à demanda por profissionais preparados para cuidar da saúde e bem-estar da terceira idade. A ideia do deputado é implantá-lo em Etecs que já oferecem o curso técnico de Enfermagem, como é o caso das unidades de Mongaguá e São Vicente.
Os candidatos precisam ter mais de 18 anos, diploma de conclusão do Ensino Médio e Qualificação Técnica de Nível Médio de Auxiliar de Enfermagem. O técnico está habilitado a atuar diretamente com idosos com deficiência. Poderá verificar alimentação, medicação, higiene pessoal, cultura, inclusão, recreação e lazer da pessoa idosa.
Também ajudará em situações de dependência, estimulando o autocuidado, a independência e a prevenção de incapacidades, baseado em fundamentos científicos e éticos. Poderá ainda integrar equipes multidisciplinares de profissionais de nível superior da área da saúde em domicílios, hospitais, clínicas de repouso e instituições especializadas.
"Vamos oficializar o pedido da nova capacitação técnica ao Centro Paula Souza, que vai avaliar a demanda do curso nas unidades que já mantêm turmas de Enfermagem. É uma profissão que tem um grande potencial de crescimento considerando que a população idosa deverá ser maioria nas próximas décadas", ressaltou Paulo Alexandre.
pabarbosa@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações