Congresso de comissões aprova projetos do governador
18/07/2006 19:30


As comissões de Finanças e Orçamento e de Administração Pública aprovaram nesta terça-feira, 18/7, pareceres favoráveis aos projetos de lei complementar 50 e 51, ambos de 2006, do governador, que tratam respectivamente da criação de cargos de Pesquisador Científico I nos laboratórios de investigação médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFM-USP) e da concessão de gratificação de representação aos funcionários celetistas da administração direta e de autarquias.
Em seguida, as comissões de Finanças e Orçamento e de Educação aprovaram parecer favorável ao PLC 52/06, do governador, que institui o Bônus Mérito aos funcionários do Centro Paula Souza.
O PLC 50/06 cria 55 cargos de pesquisador, enquadrados na referência PqC-1 e destinados aos laboratórios de investigação médica do HC, que reúnem atualmente cerca de 100 grupos independentes de pesquisa em 62 unidades laboratoriais. Esses grupos trabalham com o desenvolvimento de pesquisas em diferentes campos das ciências da saúde.
Diversos desses pesquisadores fazem parte dos Projetos Genoma, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo. Esses projetos de pesquisa estão voltados para a investigação de doenças como a leishmaniose, Aids, hepatite C, mal de Alzheimer, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, asma, câncer de cama e de colo de útero e infarto do miocárdio, entre outras.
Os laboratórios também trabalham com estudos de epidemias, controle vacinal e impacto da poluição ambiental na saúde. Segundo a justificativa que acompanha o projeto, essas pesquisas têm subsidiado a reorientação de políticas públicas e aprimorado os tratamentos de alta complexidade, que incluem novas técnicas cirúrgicas, transplantes e terapias celulares.
A criação dos cargos de pesquisador científico no âmbito do HC visa, segundo argumenta o governo, estimular o desempenho das atividades de investigação científica e fortalecer os núcleos de pesquisa dos laboratórios de investigação médica.
Gratificação para celetistas
A concessão de gratificação de representação aos servidores da administração direta e das autarquias regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é o escopo do PLC 51/06. Trata-se da extensão de benefício já concedido a funcionários estatutários, com o que os celetistas também terão direito à incorporação da gratificação nos moldes da Lei 813/96.
Conforme a argumentação do governo, os artigos 1º, 2º e 324 do Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Lei 10.261, de 28/10/1968) prescreveram a outorga de gratificação apenas aos servidores públicos estatutários e aos extranumerários. Posteriormente, os servidores admitidos em caráter temporário, com fundamento na Lei 500, de 13/11/1974, passaram a fazer jus ao benefício. "Como medida de justiça, revela-se recomendável facultar a concessão dessa gratificação aos servidores da administração direta e das autarquias contratados sob a égide da Consolidação das Leis do Trabalho", diz o texto da justificativa do projeto, acrescentando que a proposta visa garantir igualdade de tratamento aos servidores públicos.
Centro Paula Souza
O PLC 52/06 institui o Bônus Mérito aos servidores técnicos, administrativos e docentes do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). A proposta vincula a concessão a critérios como desempenho profissional, tempo de serviço prestado e avaliação institucional da unidade de ensino.
O bônus será concedido uma única vez e tem como data-base para consolidação da situação funcional o dia 1º/12/2006, quando o servidor deverá ter, no mínimo, 90 dias de exercício. O valor deverá variar entre 50% e 170% da soma do salário-base e demais vantagens que o servidor venha a receber em novembro de 2006.
O benefício não será incorporado, mas incidirão sobre ele os descontos previdenciários e de assistência médica.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações