João visita Paulo nos seus 450 anos


03/05/2004 21:04

Compartilhar:

Inauguração da exposição João Visita Paulo nos seus 450 Anos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/joaovisita.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Durante esta semana, São João da Boa Vista estará em visita a São Paulo. No Espaço Cultural IV Centenário da Assembléia Legislativa foi instalada a exposição João Visita Paulo nos seus 450 Anos, que reúne obras do artista plástico José Marcondes e de outros pintores, escultores, fotógrafos e escritores da cidade serrana. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo, sãojoanense, abriu a exposição ao lado do prefeito Laert de Lima Teixeira .

A terra natal da pianista Guiomar Novais e da jornalista e ativista cultural Patrícia Galvão, Pagu, foi exaltada por Beraldo: "São João é uma cidade privilegiada. Já em 1911, com apenas 15 mil habitantes, deu início às obras do seu Teatro Municipal, inaugurado em 1914. Agora, restaurado, foi entregue novamente à cidade para difundir a cultura e contribuir para a realização de uma sociedade mais justa e solidária. Somente a cultura pode transformar nossa sociedade. e em São João da Boas Vista temos essa força da cultura atuando já há muito tempo".

O prefeito Laert de Lima Teixeira disse que é uma "oportunidade ímpar" trazer artistas sãojoanenses para mostrar suas obras neste momento em que São Paulo comemora os seus 450 anos.

O presidente Sidney Beraldo foi presenteado com uma obra de Joaquim Noronha. O Acervo Artístico da Assembléia Legislativa também foi agraciado. O superintendente do Acervo, Emanuel von Lauenstein Massarani recebeu do organizador da exposição, José Marcondes, a tela Mata do Paraíso, que passa a integrar o patrimônio cultural do Legislativo Paulista.

A exposição João Visita Paulo nos seus 450 anos permanecerá no Espaço IV Centenário até a próxima sexta-feira, 7/5. Expõem seus trabalhos os artistas plásticos José Marcondes, Agnaldo Manochio, Ângela Bonfante, Fafá Noronha, Gabriela Oliveira, Rô Gonçalves e Ronaldo Noronha. Os escultores Joaquim Mello e Vânia Palomo e os fotógrafos Antonio Carlos Lorete, Clara Gianelli, Fritz, Plínio Bruno Aiub, Samantha Moreira e Silvia Borges também integram os painéis. Escritores e poetas sãojoanenses estão também representados nos painéis de literatura.

alesp