Assembléia lança revista Acervo Histórico número 4


02/12/2005 16:39

Compartilhar:

Capa da revista Acervo Histórico número 4 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/acervohist.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A revista Acervo Histórico número 4 está disponível e pode ser solicitada pelo endereço eletrônico acervo@al.sp.gov.br ou na página do Acervo Histórico no Portal da Assembléia Legislativa: www.al.sp.gov.br/web/acervo/index_acervo.htm.

O quarto número de Acervo Histórico traz a trajetória dos políticos paulistas Adhemar de Barros e Jânio Quadros na Assembléia Legislativa. Aborda também a política do petróleo do físico e parlamentar Mário Schenberg no Parlamento paulista.

A publicação caracteriza-se pela variedade de temas relacionados à história paulista e brasileira: os primeiros deputados de origem japonesa no Brasil; as regras da eleição dos deputados classistas que definiram a participação da representação das associações profissionais na Assembléia Nacional Constituinte de 1933-1934; a justiça criminal adotada em São Paulo de 1937 a 1950.

Destacam-se também os artigos sobre a atuação do deputado estadual Cândido Motta em prol da institucionalização da infância, no final do século XIX e início do século XX e sobre perfil do escritor e deputado Paulo Setúbal.

O leitor pode entender também sobre a organização do arquivo da Assembléia Provincial, que conta com aproximadamente 250 mil documentos, além de conhecer como se deu a formação do município de Aparecida, a Capital Espiritual do Brasil, localizada no Vale do Paraíba.

O Legislativo na história

A revista Acervo Histórico é publicada pela Divisão de Acervo Histórico do Departamento de Documentação e Informação da Secretaria Geral Parlamentar da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Acervo Histórico incentiva e divulga estudos de acadêmicos e pesquisadores das mais variadas regiões do País, com temas provenientes da farta documentação disponível na Divisão de Acervo Histórico. Tem entre seus leitores pesquisadores de instituições internacionais. É enviada para Arquivos e Bibliotecas públicas do Estado de São Paulo e instituições congêneres de todo o Brasil. Sua distribuição é gratuita.

alesp