As esculturas de Omar Franco: leveza e vibrações que emanam da própria natureza


Surpresa, ansiedade e vitalidade constituem reações psicológicas do observador frente às obras escultóricas de Omar Franco, que percorre com naturalidade do neoplasticismo ao construtivismo e ao concretismo no mundo das artes contemporâneas.
Tanto nas pequenas quantos nas esculturas monumentais, o artista consegue dar a suas criações harmonia e equilíbrio nas formas.
Vale lembrar que foi no inicio do século XX que Boccioni, famoso escultor italiano, projetou em suas esculturas formas metálicas brutas, cortantes e até mesmo agressivas.
Não há dúvida que os abstracionistas continuam a desenvolver a qualidade estrutural da escultura, seja de uma interpretação orgânica da forma derivada da natureza, seja nas estruturas geométricas que a definem.
Em razão de sua tendência e de sua atitude, Omar Franco se aproximou com fervor ao problema do relacionamento entre arquitetura e escultura, realizando sua integração.
Embora os materiais que Omar Franco utiliza sejam ferro e aço, suas obras, na maioria monocromáticas, transmitem a sensação de leveza provocando verdadeiras vibrações.
A obra "Entrelaçamento", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, apresenta uma serie de torções que incidem sobre seus sulcos num jogo sutil de plenos e vazios que se aproximam com muita propriedade às obras emanadas da própria natureza.
O artista
Omar Franco, pseudônimo artístico de Omar Moreira Franco nasceu em 1956, em Santa Rita de Caldas, Minas Gerais. Desde criança demonstrou grande interesse pelo desenho. Em 1969 mudou-se com a família para o Distrito Federal, fixando residência em Taguatinga.
Entre 1976 e 1980 seguiu cursos diversos no departamento de artes da Universidade de Brasília, trabalhando com Douglas Marques de Sá, Lygia Freitas, Cathleen Sidki e Charles Mayer.
Realizou inúmeras exposições no Brasil patrocinadas pelo Banco Itaú, Caixa Econômica Federal, Fundação Cultural do Distrito Federal e Casa Thomas Jefferson. Em 1982 retornou a Universidade de Brasília, desta vez para concluir o curso de artes plásticas.
Foi professor de Educação Artística, para alunos do ensino médio e fundamental da rede particular de ensino, no período de 1980 a 1985. Em 1990, começou a restringir sua produção de pinturas e passou a freqüentar os cursos de soldas oferecidos pelo SENAI, criando assim as condições de materializar as esculturas, que até então, só a sua imaginação conhecia.
Suas esculturas fazem parte do cenário urbano de Brasília, podem ser encontradas no Setor Comercial Norte e Sul, Setor Bancário Norte e Sul, Avenida W3 Norte, shoppings, praças, prédios e esquinas.
Realizou viagens de estudo e de trabalho nos Estados Unidos e Europa entre 1993 a 1996. Com mais de 30 anos de carreira possui obras espalhadas por mais de 30 países em coleções particulares, oficiais e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações