Comissão de Educação aprova projeto sobre trote estudantil


04/10/2010 20:30

Compartilhar:

Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/GILMACITROTE.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No final de julho, a Comissão de Educação da Assembleia aprovou o Projeto de lei 77/2009, de autoria do deputado Gilmaci Santos, líder do PRB, que proíbe o trote estudantil aos calouros de escolas superiores e universidades públicas e privadas do Estado. O PL visa, inclusive, aumentar a responsabilidade das instituições de ensino com relação aos trotes.

"Os trotes violentos precisam ser extintos: o que era para ser uma fase de aprendizado tornou-se um pesadelo para muitos jovens", disse o deputado Gilmaci Santos. Segundo o projeto, as universidades devem marcar dias diferentes para o início das aulas de veteranos e calouros e ainda aumentar a segurança dentro e fora de suas edificações.

Um dos episódios mais conhecidos e que deu início à abertura de inquéritos sobre a violência nos trotes universitários foi o caso do estudante de Medicina Edison Hsuen, que morreu afogado na piscina atlética da USP, em 1999.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp