Consumidor não precisa pagar antes para receber conta detalhada de telefone
13/09/2007 19:01
MAU.jpg)
.jpg)


MAU.jpg)
A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, presidida pelo deputado Alex Manente (PPS) e realizada de modo informal por não haver quorum regimental, recebeu nesta quinta-feira, 13/9, o representante da Fundação Procon, Roberto Augusto Castellanos Pfeiffer, e o diretor de Relações Institucionais da Telefonica, Evair Moraes. Eles vieram à Casa debater a mudança da conta telefônica de pulso para minuto. A alteração da cobrança do serviço telefônico prestado pela empresa espanhola está vigente no Estado desde 30 de julho passado.
Após o relato de Roberto Pfeiffer sobre a exigência feita a consumidores, por funcionários que prestam atendimento telefônico, do pagamento prévio de conta para receber detalhamento dela, o diretor institucional da empresa, Evair Moraes, admitiu que houve mesmo uma falha nesse atendimento. Moraes informou que o procedimento já foi corrigido. "Não precisa pagar a conta antes de receber o detalhamento dela. Isso não cabe. É direito do consumidor (ter acesso à conta detalhada antes de fazer o pagamento)", disse.
Pfeiffer relatou as principais reclamações dos consumidores feitas ao Procon sobre a mudança. Segundo ele, apesar desses relatos não serem numerosos, indicam tendência preocupante, pois a maioria das consultas revelou dúvidas quanto às questões básicas como quais são os serviços inclusos no preço por minuto e a diferença de valores entre os planos. "A alteração apenas se iniciou, a maior parte dos consumidores ainda não recebeu a primeira conta e já têm várias dúvidas que demonstram que não houve um esclarecimento eficaz. Pode haver (em breve) uma explosão de reclamações", afirmou. O representante do órgão informou que até o momento foram prestados 740 atendimentos no total de consultas sobre o assunto. Desses, 410 foram de informações sobre a alteração, 310 provocaram encaminhamento de carta (de advertência) à Telefonica, e 13 geraram reclamações formais à empresa.
Questionado pelo deputado Mozart Russomano (PP), Roberto Pfeiffer disse que a Telefonica ainda é a campeã de reclamações recebidas pelo Procon no Estado, e sugeriu que a empresa encaminhe aos consumidores um informativo comparativo entre os valores dos diversos planos de cobrança por minuto. O diretor da Telefonica, Evair Moraes, no entanto, afirmou que a empresa considera que isso pode induzir o consumidor a mudar de plano e pediu que o assunto seja debatido mais amplamente para que se encontre solução adequada.
O deputado Rui Falcão (PT) informou aos presentes que projeto de sua autoria, em trâmite na Alesp, obriga todas as concessionárias de serviços públicos a enviarem contas detalhadas aos usuários. O parlamentar sugeriu ao diretor da Telefonica que a empresa se adiante à aprovação do PL 75/2007 e adote a conta detalhada de forma permanente. Moraes respondeu que o procedimento geraria contas de muitas folhas, entre outros problemas, e que seria melhor discutir mais o assunto.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações