Projeto incentiva hábito de leitura nas escolas


26/06/2007 15:11

Compartilhar:

Projeto incentiva hábito de leitura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PAULO ALEX LEITURA ESCOLA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Brasil está entre os países com os mais baixos índices de leitura no mundo. Pesquisa feita pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) revela que o brasileiro lê, em média, 1,8 livro por ano. Na França, a média per capita é de sete livros anuais. Na Inglaterra, a proporção é de 5 livros lidos por ano.

No grupo de 32 países industrializados, o Brasil ficou em último lugar na avaliação sobre "letramento em leitura". O resultado desse péssimo desempenho reflete na qualidade de formação escolar. Levantamento feito pelo Ministério da Educação mostra que seis em cada 10 alunos não conseguem compreender os níveis mais elementares de um texto.

Para tentar reverter esse quadro preocupante, o deputado Paulo Alexandre Barbosa apresentou projeto de lei que institui o programa Jornal e Educação. A iniciativa garante a introdução de jornais como material de trabalho em sala de aula.

A proposta visa incentivar a prática de leitura e a formação de leitores críticos e interativos. Entre os preceitos do programa, estão a democratização do acesso à informação jornalística, o estímulo ao senso crítico e o enriquecimento do conteúdo pedagógico das disciplinas.

"Queremos que o aluno tome gosto pela leitura desde cedo. E o jornal é um excelente instrumento para despertar esse desejo", observou o deputado. O projeto prevê ainda parcerias com veículos de comunicação e a implantação de salas de leitura.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp