Seminário debate transporte público e cidadania em São Paulo




A Assembleia Legislativa realizou, nesta sexta-feira, 8/5, seminário sobre o transporte público em São Paulo, organizado em conjunto pelo Diretório Estadual do PT, pela liderança do PT, pela Setorial Estadual de Transportes do PT e pela Secretaria Estadual de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT.
O presidente do PT Estadual, Edinho Silva, abriu o evento, enfatizando o esforço do partido para fortalecer os setoriais com o objetivo de que o programa de governo nasça dos debates provindos deles. Quanto à questão do transporte, lembrou que se trata de um problema complexo para o qual não há soluções fáceis. "Acreditamos na capacidade de vocês para construir saídas para esse problema tão sério", concluiu.
Márcio Cruz, da Secretaria dos Movimentos Populares do PT, salientou o objetivo de a base organizada do PT possa oferecer as diretrizes para o programa de governo de 2010.
O Coordenador do Setorial Estadual de Transportes, Evaristo Almeida, apresentou um panorama da situação do transporte público no Estado de São Paulo, lembrando que, na sociedade complexa da contemporaneidade, o transporte serve para o trabalho, para o lazer e para a circulação de mercadorias. Segundo Evaristo, os governos do PSDB investiram muito pouco no setor, causando forte demanda e pouca oferta. Citou, entre outros graves problemas, as estradas vicinais em péssimo estado, o pedágio caro, o ínfimo transporte ferroviário e o transporte intermunicipal de baixa qualidade.
Meire Quadros, presidente da Comissão de Usuários de Transportes de Embu Guaçu, descreveu a situação do transporte em seu município, salientando a precária condição do setor e reivindicou melhorias com rapidez, uma vez que a população de baixo poder aquisitivo sofre com as graves dificuldades do transporte no município.
O deputado Rui Falcão, líder do PT na Assembleia Legislativa, afirmou a necessidade de valorizar a atuação dos setoriais do PT, uma vez que trazem importante contribuição técnica e a experiência de luta dos movimentos. Destacou que o PT tem grande capacidade gerencial, mas seu principal diferencial é o fato de que os avanços do governo são impulsionados pela ação dos movimentos populares. "Temos que ampliar a força dos movimentos para alterar a correlação de forças, reduzindo a influência do capital financeiro", declarou.
Rui Falcão lembrou que o transporte é a área para onde vai grande parte dos investimentos públicos e enfatizou a necessidade de que haja uma leitura crítica da atuação do governo do Estado. Citou o descaso com as estradas vicinais e com os corredores de ônibus, e o fato de não haver esforço no sentido de levar o metrô para as áreas mais necessitadas. "A nossa bancada faz oposição permanente, sistemática e qualificada ao governo Serra", concluiu.
Silvana Zioli, professora universitária de Arquitetura e Urbanismo, discorreu sobre a importância do transporte como elemento estruturador do espaço metropolitano.
O deputado Simão Pedro também participou dos debates, bem como diversos representantes de setores da base social organizada do PT.
Na segunda parte do seminário a mesa foi coordenada por Eduardo Pacheco, membro da CNNT/CUT. Falaram nessa oportunidade o superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Marcos Biscalho, o secretário de Transportes de Campinas, Gerson Bittencourt, a secretária de Transportes de São Bernardo do Campo, Patrícia Veras; além do vereador e membro da Comissão de Transportes da Câmara Municipal, Senival Moura, do deputado federal e ex-secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto (PT). Foram abordados temas relacionados ao transporte público e à cidadania em São Paulo, levando em conta a questão social e habitacional.
O vereador Senival Moura falou sobre a organização da gestão do PT, na figura da ex prefeita Marta Suplicy, ressaltando a regulamentação do transporte clandestino em São Paulo. "A gestão do PT sabe organizar o transporte", disse o vereador, afirmando que São Paulo evoluiu muito desde então. Senival falou também a respeito do bilhete único, o que caracterizou como "fundamental do ponto de vista social".
Ao falar dos subsídios, ele afirmou que o benefício é bem maior ao usuário do que às empresas e cooperativas de transporte, contabilizando o custo operacional, que é muito grande.
Senival finalizou dizendo que houve um grande retrocesso no transporte público paulistano. "O transporte em São Paulo está perdendo a qualidade e quem perde com isso é a população", concluiu.
O deputado federal Jilmar Tatto (PT) afirmou que o Brasil caminha muito bem nessa área e citou o trem-bala, que ligará Rio de Janeiro e São Paulo, como um marco no transporte brasileiro. "Se conseguirmos terminar o trem-bala até 2014, virão projetos para Minas, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília. Assim, criaremos uma indústria nacional de trens de média e alta velocidade", garantiu o deputado, que também falou sobre o bilhete único apontando um problema: o controle privado de sua gestão. De acordo com o deputado, esse controle deve ser feito pelo Estado.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações