A contribuição dialética e criativa de Caio Santos em suas obras geométricas e espaciais


O discurso que nos propõe Caio Santos merece, sem dúvida uma atenta observação. Suas obras geométricas aderem a um inato sentimento de pesquisa, no qual se evidencia a espacialidade e o elemento fantástico, temáticas que espelham a mecanização de nosso tempo.
Seus elementos geométricos dentro da composição nos transmitem uma dimensão de pureza e de verdade, como matéria no infinito. Suas formas espaciais nos oferecem uma visão das composições livremente inventadas após uma cuidadosa pesquisa. Elas alcançam uma própria e exclusiva afirmação na problemática da existência contemporânea.
A obra pictórica de Caio Santos não representa um mero fato episódico ou uma ocasião de evasão , mas nasce de uma exigência e de uma elaboração interior que se projeta sobre a tela. Esta, uma vez submissa ao controle operativo, vem acompanhada de uma harmonia contemplativa em elevada fase estética.
Na obra "Construção em quatro cores", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, a forma adquire um papel importante no contexto da figuração, sua originalidade e sua carga inovadora trazem uma contribuição dialética e criativa. O conteúdo segue coerentemente sua veste formal porque o ideal e a inspiração do conceito geral se concretizam numa linguagem objetiva e figurada que o observador consegue perceber, sem que a obra se isole numa torre de marfim.
O Artista
Pintor e escultor, Caio Santos nasceu em 1960 em São Paulo. Iniciou suas atividades artísticas em 1974, como autodidata. De 1978 a 1986 estudou com o professor Ernesto Aroztegui técnicas e diferentes linguagens das artes plásticas. Sua primeira exposição individual foi em 1980 na Sociedade Itabunense de Cultura, Itabuna, Bahia.
A partir de 1993 passa a dedicar-se ao ensino da arte, criando cursos de desenho e pintura básica estrutural, bem como de arte contemporânea. Em 1994 cria a Academia das Artes no Tremembé, São Paulo, destinada à formação de novos artistas.
Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, destacando-se entre elas: Associação Comercial de Ilhéus (1980); Clube do Congresso de Brasília; SENAC e Hotel Nacional de Brasília (1981); Galeria de Arte Norma Tibério; SESC do Carmo e Centro Cultural São Paulo (1983); Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (1990); Mostra Nacional de Artes Plásticas de Erechim (2001); ¨ A arte antropofágica de Caio Santos ¨, Espaço Cultural Folha de São Paulo, Ribeirão Preto (2003).
O artista marcou presença nos 16º e 19º Salão de Artes Plásticas do Embu (1979 e 1982); Salão Bunkyo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (1996 e 1998). Suas obras encontram-se em diversas coleções privadas e oficiais, notadamente no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações