Comissão de Finanças rejeita veto do governador ao Orçamento 2006


A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou nesta terça-feira, 21/3, parecer do deputado Edmir Chedid (PFL) contrário ao veto do Executivo aos artigos 11 e 12 da Lei Orçamentária de 2006. Um dos itens vetados pelo governador Geraldo Alckmin permitia aos parlamentares o acompanhamento das emendas por meio do Sistema de Gerenciamento de Execução Orçamentária (Sigeo), o outro proibia o contingenciamento dos recursos alocados pelas mesmas emendas.
A votação da comissão é a primeira etapa para a rejeição do veto, que para se tornar efetiva precisa ainda ser apreciada pelo Plenário, o que pode ocorrer nos próximos dias. "Nosso parecer é contrário ao veto porque havia o entendimento da necessidade de transparência e de garantias da aplicação de recursos previstos nas emendas que foram acordadas com o governador. No entanto, o governo rompeu o acordo e vetou o que sua própria base aliada havia aprovado. Não me parece uma postura adequada a um candidato à Presidência da República ser contra a transparência", afirmou o relator Edmir Chedid.
A comissão aprovou também 22 pareceres favoráveis a projetos de parlamentares. Entre eles, o parecer ao projeto de autoria do deputado Valdomiro Lopes (PSB), que cria o Programa de Segurança nas Escolas Públicas do Estado. Do deputado Renato Simões (PT), a iniciativa que cria o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. De autoria do deputado Marquinho Tortorello (PPS), o que obriga a afixação em local visível ao público do registro profissional, junto ao Conselho Regional de Educação Física, do responsável por academias de ginástica e similares. Do deputado João Caramez (PSDB), o que institui o Prêmio Governador Franco Montoro de Reforma Agrária. Do Tribunal de Justiça, o que concede reajuste salarial aos servidores ativos e inativos desse poder. Do deputado Caldini Crespo (PFL), o que determina a cassação da inscrição no cadastro do ICMS de bares que venderem bebidas alcoólicas a menores de idade.
Durante a reunião, foi anunciada a substituição de Enio Tatto (PT) pelo deputado Renato Simões, do mesmo partido, que passa a ser o novo membro efetivo da Comissão. Tatto justificou sua saída porque a partir desta terça-feira, 21/3, assume o posto de líder da bancada petista na Assembléia. O deputado deixou ainda o cargo de vice-presidente da Comissão. O novo ocupante do cargo deve ser eleito na próxima semana, alguns minutos antes da realização da audiência pública com o secretário da Fazenda, Luiz Tacca Júnior, na terça-feira, 28/3, às 14h15. O secretário virá à Comissão para prestar contas sobre as finanças e as metas estaduais do último quadriênio de 2005.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações