Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Ryszard Polski


A habilidade e a exuberância artística de Ryszard Polski, que experimenta as múltiplas e mais interessantes formas do figurativo, evidenciam sua forte personalidade e uma excelente maestria no uso das técnicas mais funcionais e mais expressivas da pintura contemporânea.
Suas figuras, nunca abundantes nas formas, sempre equilibradas nos claros e escuros e na luminosidade, cuidadosa distribuição da cor, nos tons quentes, demonstram quanto são felizes os resultados quando se sabe colocar a arte a serviço da natureza, do belo e de uma causa nobre como a defesa de um povo indígena, com o qual teve, apesar de curta, profunda convivência: o povo do Alto Xingu.
Artista de notáveis capacidades técnicas e expressivas não se deixa atrair por tentações vazias ou problemáticas de uma presumida vanguarda: o fervor que transmite em suas atividades artísticas representa um empenho sério e coerente, além de denotar verdadeiro amor pela arte, o que atribui a suas obras uma validade iconográfica de indubitável importância.
Sua pintura, de empaste vigoroso e modelar preciso, demonstra a perícia do desenho, que é o fundamento e a substância da arte de pintar. Ryszard Polski entende repropor à nossa sociedade, denominada "civilizada", um incentivo e um meio para um repensar equilibrado, um modo de reencontrar aquela serenidade e aquela sensibilidade necessárias a construir um mundo melhor, onde os homens de todas as raças possam alcançar uma condição adequada e um desenvolvimento de sua personalidade.
Assumindo uma função de verdadeira ruptura com uma sociedade injusta, o artista nos oferece, através da série Olhar índio, uma contribuição de progresso e elevação para a cidadania do índio brasileiro e faz uma justa homenagem ao grande sertanista desaparecido, com a obra Orlando Villas Bôas, doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho.
O Artista
Ryszard Polski nasceu na Polônia em 1951 e transferiu-se para o Brasil em 1957, onde se naturalizou brasileiro em 1988. Desde pequeno interessou-se pelas artes plásticas. Cursou a Escola Livre de Artes Augusto Esteves em Guarulhos, especializando-se em bico de pena, e a seguir a Escola Pan-Americana de Artes, voltando-se para propaganda e ilustração. Nesse campo trabalhou como free lancer na ilustração de um livro de educação artística para crianças.
Na pintura, especializou-se em óleo sobre tela, dedicando-se a reproduzir retratos em tela. Nessa ocasião idealizou um tema específico sobre os índios brasileiros para uma coleção de quadros.
A partir de fotos deixadas por seu tio, Tadeu Rumpel, datadas de 1956, da tribo dos índios Yanomamis, o artista fez vários quadros de seu cotidiano, de suas expressões, culminando com o nome dessa coleção de "alma yanomami". Em 1998, empreendeu uma viagem ao Amazonas, para o alto Rio Negro, tendo contato com lideranças indígenas da região. No ano seguinte viajou para o Alto Xingu, até a aldeia Yawalapiti, do grande cacique Aritana, de quem foi hóspede.
Participou em diversas exposições individuais e coletivas: Faculdades Integradas de Guarulhos, SP (1980); Escola Pan-Americana de Arte (1985); I Salão de Artes Plásticas do Atelier Roseli Ferreira (1993 e 1994); Salão Le Bougainvillee, Prefeitura Municipal de Barueri; V Cosap, Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi; Alma Yanomami, na Casa da Cultura de Itapevi, SP; Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi; Espaço Cultural Infraero - TAM (1998); Teatro Municipal de Osasco; Casa da Cultura da Aldeia de Carapicuíba (1999); "Alma de Gigante", Casa da Fazenda do Morumbi e Colégio Notre Dame, SP (2000); Europan, Granja Viana, SP (2001).
Possui obras em coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações