Alunos da USP visitam Acervo Histórico da Assembléia


DA REDAÇÃO
Cerca de 30 estudantes do Departamento de História da USP visitaram nesta terça-feira, 24/6, o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. A visita foi organizada pela professora Zilda Iokoi, que ministra a disciplina Brasil Independente e tem a preocupação de colocar seus alunos em contato com os acervos históricos do Estado e da cidade de São Paulo. O roteiro da visitas inclui além do Museu Republicano de Itu e do Museu Paulista, acervos como o da Assembléia Legislativa.
Segundo a historiadora, seu curso está voltado para o estudo dos movimentos sociais e as relações entre estado e sociedade. O acervo da Assembléia tem assim um grande interesse para os que estão envolvidos com o estudo da passagem do governo provincial para o imperial, bem como para estudar as bases do estado republicano em São Paulo. Para Zilda, o reconhecimento dos acervos disponíveis pelos estudantes ainda é pouco cuidado pelos departamentos. Entretanto, existem ricos acervos para desenvolver trabalhos acadêmicos voltados para a investigação das bases do republicanismo e para as políticas institucionais. "Precisamos estimular pesquisas nessa área com os recursos que nos dão esses acervos. Até mesmo para pensar se a Assembléia é de fato republicana ou não. Se ela é uma instituição na qual se valoriza o interesse público ou apenas interesses individuais."
Zilda ressalta a relevância de estudos sobre o Legislativo. Ela lembra que, há alguns anos, estimulada pelo professor Francisco de Assis Barbosa, a professora da USP Maria de Lourdes Janotti iniciou um trabalho de pesquisa sobre a Historio do Legislativo no Brasil, entretanto, por falta de financiamento, o projeto rendeu apenas três trabalhos, entre os quais estão a tese de Zilda Iokoi sobre o Legislativo Paulista.
Zilda sugeriu que a idéia poderia ser retomada por meio de uma parceria entre a Universidade de São Paulo e a Assembléia Legislativa, com apoio financeiro da Fapesp.
Idéia estimulante
A idéia estimulou o diretor do Acervo da Assembléia, Dainis Karepovs, que registrou a ausência de um estudo dessa natureza em São Paulo. Ele lembra que outros estados produziram trabalhos sobre a história dos legislativos estaduais, Dainis destaca os estudos de Câmara Cascudo no rio Grande do Norte. "Desse modo, seria extraordinário podermos desenvolver um trabalho amplo e de conjunto sobre a história do legislativo paulista."
O diretor do acervo acredita que, com esse tipo de visita promovida pela professora Zilda Iokoi, se abre um importante canal para se difundir o interesse sobre o legislativo. "Essa é uma maneira estimulante de reatarmos relações com a academia e garantir a divulgação pública da riqueza histórica dessa documentação."
Dainis monitorou a visita e mostrou aos alunos a documentação em poder do acervo e o projeto de digitalização e de disponibilização para o público, que se encontra em fase avançada de desenvolvimento, com finaciamento da Fapesp. O Acervo Histórico da Assembléia tem ainda sob sua guarda as bibliotecas do Congresso Legislativo do Estado, criada em 1893, e do ex-ministro das Relações Exteriores e da Justiça José Carlos Macedo Soares, um bibliógrafo que juntou obras importantíssimas sobre História do Brasil e de São Paulo, bem como livros sobre estatísticas brasileiras e direito comparado.
O estudante Cezar Luiz Oliveira da Cruz disse que suas expectativas em relação à vista ao acervo da Assembléia foram superadas. "Por se tratar de um arquivo público não imaginava que pudéssemos encontrar algo muito organizado e menos ainda um acervo digitalizado e disponível ao público. Fiquei bem impressionado." Com a mesma opinião, a estudante do segundo ano Melina Nóbrega Miranda considerou a visita importante por permitir aos estudantes saber a quem podem recorrer para realizar suas pesquisas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações