Sabesp inaugura obras na Baixada Santista
Haifa Madi (PDT) acompanhou, no dia 19/2, o governador de São Paulo, José Serra, na inauguração da estação de pré-condicionamento de esgoto ao lado do Orquidário de Santos, no José Menino.
O local foi ampliado para receber as águas dos canais e também os esgotos residenciais e comercias da cidade e de boa parte de São Vicente. À tarde, o governador entregou a Estação de Tratamento de Esgoto em Bertioga e em Vicente de Carvalho, em Guarujá.
As obras fazem parte do programa Onda Limpa, realizado desde 2007 pelo governo do Estado de São Paulo por intermédio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
A capacidade é para 5,3 mil litros/segundo, o que siginifica que, para toda a Baixada Santista, serão 8,3 mil litros/segundo. "Atenderá uma população de até 3,8 milhões de habitantes, maior que o da região, mesmo durante a temporada", explicou o governador. "A coleta de esgoto será ampliada de 56% para 95%, atingindo todos os bairros dessas cidades", completou.
Segundo a deputada Haifa Madi: "o governador José Serra é um dos que mais investiu na região. O programa Onda Limpa significa mais saúde à população, mais balneabilidade das praias, mais turismo e emprego".
"É uma obra muito importante. O investimento é de R$ 1,47 bilhão na Baixada Santista e mais R$ 500 milhões no Litoral Norte. Também serão entregues neste mês outras seis obras concluídas: cinco estações de tratamento de esgoto e uma de pré-condicionamento, todas no Litoral Sul" afirmou.
haifamadi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2027 e reajuste do mínimo paulista
- Quadro de Apoio Escolar pede aprovação de piso nacional no Senado
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores de Louveira em greve denunciam terceirização e confisco de aposentadoria
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- Impactos da extinção de cargos públicos estaduais são debatidos na Alesp