Congresso internacional debate na Assembléia programa brasileiro de biodiesel






"Já se avançou muito em relação ao biodiesel no país e a criação de um horizonte de mercado é fundamental para o sucesso do Programa do Biodiesel Brasileiro", afirmou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia, ao abrir o debate que lança o 2º Congresso Internacional do Biodiesel na manhã desta quarta-feira, 4/5, na Assembléia paulista. Para ele, "é obrigação dos parlamentares paulistas discutir questões importantes para o desenvolvimento do Brasil e de São Paulo".
Segundo o deputado Arnaldo Jardim (PPS), coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável, há uma confusão danosa em relação à implantação do Programa do Biodiesel com um programa de agricultura familiar que remete à inclusão social, inclusive a obrigatoriedade de obtenção do Selo Combustível Social, como pretende o Governo Federal. "Confundir os dois objetivos pode ser perigoso para o sucesso do Programa de Biodiesel, que é uma construção alternativa formidável para o futuro", asseverou.
"Todos temos interesse em um país melhor e mostrar a potencialidade do país na área de energia do biodiesel é ter uma visão de futuro, que necessita de uma política de Estado. O Brasil está no caminho certo quando discute, de forma consistente, a questão do biodiesel e percebemos que existe um interesse grande do Governo federal em tornar esse programa mais participativo", ponderou o presidente da Câmara Paulista dos Biodiesel, Miguel Dabdoub.
Essa é também a visão de Maurílio Biaggi, que participou, no passado, da implantação do Programa do Álcool. Segundo ele, não existe nada melhor para a economia do país do que programas como o do álcool e do biodiesel. "Para se ter uma idéia, as reservas de dendê do país equivalem às reservas de óleo da Arábia Saudita. O que falta para o biodiesel dar resultado é apenas a renúncia fiscal", destacou.
Fazendo coro a essa afirmação, o presidente da recém-criada Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel, Nivaldo Trama, afirmou "que nenhum país tem tamanho potencial de oferecer crédito de carbono como o Brasil, sendo desafiante congregar inúmeras forças de atuação em um programa que quer, inclusive, promover a inclusão social".
Além de representantes do setor de combustíveis renováveis, participaram do evento o deputado Sidney Beraldo (PSDB), Nélson Pedro Stalt, coordenador de Desenvolvimento dos Agronegócios do Governo do Estado, Evaristo Câmara Machado Neto, presidente da Associação de Cooperativas do Estado de São Paulo, além de vereadores dos municípios de Piracicaba e São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações