Funcionários do ITESP e do PROCON apontam intransigência da Secretaria da Justiça
Na tarde desta quarta-feira, 14/9, funcionários do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) estiveram em audiência na Comissão de Relações do Trabalho da Assembléia Legislativa para relatar as dificuldades enfrentadas para estabelecer negociação salarial com a Secretaria da Justiça.
Segundo Alberto Paulo Vasques, representante da associação dos funcionários do Itesp, as negociações visando a reposição de perdas salariais da categoria acumuladas desde 1999 - que, segundo declarou, somam 45,7% -, além de outros itens, vêm se arrastando há vários meses sem que se estabeleça um clima de real negociação entre as partes.
Campanha Salarial
O Itesp assim como o Procon são órgãos vinculados à Secretaria da Justiça. Ambos encontram-se em campanha salarial, sendo que os funcionários do Procon deflagraram greve após o insucesso nas negociações, que acabou levando a categoria à Justiça do Trabalho.
No julgamento, a Justiça reconheceu a legalidade da greve e ordenou o pagamento de abono, acordado ainda em 2004, e reajuste para a categoria de 16%. Entretanto, num clima de escalada da tensão entre as partes, o secretário da Justiça anunciou que recorrerá da decisão, retomando o enfrentamento com a categoria.
Dia D
Já o representante do Itesp relatou que, após muitas idas e vindas, a categoria será recebida na secretaria nesta quinta-feira, 15/9, sem que se possa garantir se haverá negociação efetiva entre ambos.
Por sua vez, os deputados deliberaram que aguardarão o desenlace das negociações para, caso o impasse persista, realizar uma audiência na sede da própria secretaria, buscando uma solução negociada entre as partes.
Estiveram presentes à reunião os deputados Maria Lucia Amary (PSDB), Hamilton Pereira, José Zico Prado, ambos do PT, e Nivaldo Santana, líder do PCdoB. A reunião foi presidida pelo deputado Mauro Bragato (PSDB) e, antes da audiência, foram aprovadas duas moções.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Nota de pesar - Clodoaldo Pelizzoni
- Dentistas e médicos denunciam desmonte da saúde e cobram piso salarial nacional
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Nota de pesar: ex-deputada Beatriz Pardi
- Decisão judicial sobre caso Henry Borel é destaque da 74ª Sessão Ordinária
- Deputado propõe programa que conecta jovens e idosos para inclusão digital no Estado de São Paulo
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações