TV Assembléia debate a crise financeira
O deputado Vitor Sapienza (PPS) participou de debate da TV Assembléia sobre a crise financeira mundial e os reflexos no dia-a-dia do cidadão. Participaram também o deputado Waldir Agnello (PTB), o professor José Roberto Savóia, da Fundação Instituto de Administração da USP, e o economista José Silvestre de Oliveira, coordenador de relações sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese). O debate foi mediado pela jornalista Izabel Ortiz Mendes. O "Assembléia Debate" já está sendo veiculado na programação da TV.
Sapienza condenou atitudes de membros da equipe econômica, pois fazem declarações que depois têm que remendar e insistem em minimizar os efeitos da crise na economia brasileira. "Estamos no país do achismo, falta harmonia nas declarações dos ministros e até mesmo o presidente, a quem admiro, às vezes faz algumas colocações que não fazem sentido", advertiu Sapienza. O deputado destacou que o momento é delicado e devem ser evitados investimentos e compras com juros de longo prazo.
Os participantes discutiram vários aspectos do tema, tais como crédito difícil, os mercados imobiliário e de trabalho, a questão cambial e a ação de especuladores. Todos concordaram que o momento é de prudência.
O deputado Waldir Agnello observou, num trecho do debate, que uma projeção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indica que haverá mais 20 milhões de desempregados no mundo por conta da crise.
O professor Savóia discorreu sobre a variação cambial e reajuste de preços e pediu cautela aos consumidores. Ele sugeriu a necessidade de se ministrar cursos de "educação financeira".
Apesar de indicar que o país está em melhores condições para enfrentar a crise, José Silvestre de Oliveira disse esperar que as autoridades monetárias brasileiras tomem medidas que protejam a economia real.
vsapiensa@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2027 e reajuste do mínimo paulista
- Quadro de Apoio Escolar pede aprovação de piso nacional no Senado
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores de Louveira em greve denunciam terceirização e confisco de aposentadoria
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- Impactos da extinção de cargos públicos estaduais são debatidos na Alesp