Comitiva de deputados canadenses visita Assembléia

DA REDAÇÃO
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo, recebeu na tarde desta segunda-feira, 11/8, comitiva de deputados das províncias canadenses de Colúmbia Britânica e de Ontário, chefiada pelo presidente da Câmara dos Comuns do Canadá, deputado Peter Milliken -o encontro também teve a participação do ministro conselheiro da embaixada no Brasil, Alain Latulippe. De acordo com Milliken, a visita ao Brasil objetiva aprofundar as relações entre os parlamentos e autoridades dos dois países para a cooperação em diversas frentes, especialmente as relações comerciais.
Estando o Brasil co-presidindo a mesa de negociações da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), Beraldo alertou que há necessidade de muitas conversas e de negociação cautelosa, a fim de garantir a multiplicação dos interesses comuns sem, no entanto, deixar de preservar os interesses individuais de cada país. O presidente Sidney Beraldo também comentou que quaisquer acordos comerciais firmados pelo Brasil refletem fortemente em São Paulo, à vista da grande participação do estado no Produto Interno Bruto nacional. Por isso, a Assembléia criou, nesta legislatura, a Comissão de Assuntos Internacionais, incumbida de discutir os efeitos das políticas comerciais com outros países no estado, bem como as iniciativas de negócios e exportações.
A propósito, informou aos visitantes da realização, neste semestre, de um amplo círculo de discussões sobre o desenvolvimento do estado, o Fórum do Desenvolvimento Econômico Sustentado, em que também serão tratadas, em profundidade, as relações comerciais do estado com mercados estrangeiros.
Reformas constitucionais
Recebidos no Salão Nobre da Presidência, a delegação teve como porta-voz o deputado Milliken, que comentou os propósitos da viagem ao Brasil, e o reconhecimento de seu país aos esforços que vêm sendo empreendidos para levar a termo as reformas constitucionais, como a previdenciária e a tributária. Segundo o presidente da Câmara dos Comuns canadense, seu país tem diversas empresas estrangeiras, inclusive brasileiras, ali instaladas, assim como há interesse de canadenses em investir no Brasil, e as reformas demonstram preocupação do governo brasileiro em tornar o país atraente a novos negócios. Milliken lembra que a expansão comercial é boa, porque gera empregos e divisas, tanto para um país quanto para o outro.
Beraldo adiantou que o Fórum do Desenvolvimento Econômico Sustentado, a começar em setembro, promoverá, em parceria com a Comissão de Relações Internacionais, encontros com as Câmaras de Comércio - a do México e a dos Estados Unidos já foram contatadas, e a do Canadá é a próxima - para discutir a ALCA e suas implicações, além de outros aspectos do comércio internacional. Segundo o presidente do Legislativo, o Canadá é importante para o mundo e para a América Latina, por ser uma economia forte, e o interesse que o Parlamento canadense tem tido pelo Brasil revela a importância que o país vem tendo no cenário internacional.
Milliken mencionou que os presidentes de assembléias provinciais de seu país, assim como das câmaras alta e baixa (senado e câmara dos comuns, respectivamente), reúnem-se anualmente para avaliar a atuação do legislativo nos níveis provincial e nacional. Beraldo informou da existência da União Nacional das Assembléias Legislativas Estaduais (UNALE), que promove encontros periódicos para troca de experiências entre os parlamentos estaduais e discutir problemas regionais e nacionais.
Peter Milliken fez questão de mostrar a disposição de seu país em cooperar com o Brasil e com o Estado de São Paulo lembrando que, ainda que haja divergências pontuais no comércio praticado pelos dois países, o alinhamento de opiniões prevalece, como, por exemplo, na ONU, em que Brasil e Canadá sempre defendem posições semelhantes. Para ele, essa colaboração deve ser sempre ampliada.
Em Buenos Aires, reunião sobre transportes coletivos
O presidente da Assembléia Legislativa esteve, no último fim-de-semana, em Buenos Aires, onde participou de reunião sobre os transportes coletivos. A reunião, que contou com a presença do secretário dos Transportes do Estado de São Paulo, Dario Rais Lopes, do presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, e do presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Luiz Carlos Frayze David, foi organizada por associação que congrega a Espanha, Portugal, México, Chile e Argentina e visa ao aperfeiçoamento dos transportes de massa, especialmente trens metropolitanos subterrâneos e de superfície.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações