Médicos peritos defendem anteprojeto que cria a carreira no Estado


08/09/2009 21:06

Compartilhar:

Carmen Miziara e Fausto Figueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/COMSAUDEcarmenmiziara.dep fausto01ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ushio Auraku, Carmen Miziara e Fausto Figueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/COMSAUDEyoshio anraku.carmen silvia miziara.dep fausto10ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob presidência do deputado Fausto Figueira (PT), a Comissão de Saúde e Higiene recebeu nesta terça-feira, 8/9, representantes de médicos peritos, que defenderam a criação da carreira no Estado. Eles responderam às perguntas dos deputados Camilo Gava (PV) e Marcos Martins (PT).

Carmem Silvia Galego Miziara, diretora da Diretoria Médica do Departamento de Perícias Médicas do Estado, expôs a situação e as dificuldades que a classe enfrenta, principalmente no interior do Estado. Segundo ela, o médico perito tem que ter uma formação específica, além de sua especialidade, pois é um ramo da medicina ligada ao direito. "Estamos nos mobilizando, nos qualificando para dar ao servidor um atendimento justo, com perícias mais exatas e rápidas", disse ela, que citou a realização de cursos de formação e, a partir de 2010, de uma pós-graduação específica.

Representante da Associação dos Médicos Peritos do Departamento de Perícias Médicas, Ushio Auraku, reforçou a importância da criação da carreira de perito médico, e falou que o anteprojeto está parado na Assessoria Técnico Legislativa da Casa Civil. A luta é, agora, para que essa matéria seja rapidamente enviada e aprovada pela Assembleia.

Da Federação Nacional dos Médicos, José Nivaldo Guimarães disse que a classe veio à Assembleia pedir socorro, pois está desmotivada. Ele ponderou que a busca da qualidade dos serviços passa também por um salário digno, o que precisa ser contemplado no projeto.

alesp