Presidentes das Assembléias Legislativas do País encontram-se em São Paulo

A Assembléia Legislativa paulista foi palco, segundo representantes de 23 legislativos estaduais, de um momento histórico, em que pela primeira vez presidentes de Assembléias formam um colegiado para debater questões peculiares e estabelecer ações que possam fortalecer o papel das Casas legislativas estaduais e estabelecer canais eficientes de comunicação interativa com a comunidade.
Como resultado do encontro, que ocorreu nesta sexta-feira, 28/10, no auditório D. Pedro I, foi criado o Colegiado Permanente dos Presidentes das Assembléias Legislativas e redigido o documento "Carta de São Paulo", que estabelece os princípios de funcionamento do colegiado e reitera o papel fundamental do legislativo na garantia do estado de direito democrático.
No encontro foram eleitos os primeiros membros do órgão diretivo do colegiado, que ficou assim constituído: Presidente, Rodrigo Garcia (PFL), São Paulo; 1º vice-presidente, Themistocles Filho (PMDB), Piauí; 2º vice-presidente, Belarmino Lins de Albuquerque (PPS), Amazonas; 1º secretário, Iradir Pietroski (PTB), Rio Grande do Sul; e 2º secretário, Silval Barbosa (PMDB), Mato Grosso. A eleição de seus membros será por maioria simples, com mandato de um ano, respeitando a divisão regional do Brasil e em sistema de rodízio permanente a cada mandato.
O colegiado, que terá reuniões ordinárias a cada dois meses, já tem agendado o próximo encontro para dia 25 de novembro em Fortaleza, no Ceará.
Após o encontro, os deputados participaram de um almoço que contou com a presença do governador paulista Geraldo Alckmin.
Importância
"Esta reunião se reveste de importância significativa, pois, na Democracia, o Executivo representa a proposta vitoriosa nas eleições e o Legislativo representa todo o conjunto da sociedade, quem ganhou e quem perdeu. E é deste equilíbrio, desta tripartição do poder que nós temos a plenitude do processo democrático. O Brasil é um país continental e não podemos ter um modelo centralizado, precisamos ser uma República Federativa, descentralizar e, através da descentralização, ter uma maior participação. A República Federativa tem que sair do papel e ser exercitada na prática, daí a importância das assembléias legislativas e de um colegiado como este, que reúne o Brasil todo." (Geraldo Alckmin " governador do Estado)
"Foi um dia histórico para a Assembléia de São Paulo, com uma participação maciça. E para mim é uma honra ter sido escolhido para presidir, num primeiro momento, este colegiado, que irá discutir problemas comuns, mas também apontar soluções de interesse da sociedade representada por estes parlamentos. O que a população quer é uma transparência absoluta nos poderes constituídos e é isso que as Assembléias devem buscar e mostrar para a sociedade: que o Poder Legislativo é fundamental para a manutenção da Democracia e que o Legislativo tem um papel fundamental para o desenvolvimento dos estados e do país." (Rodrigo Garcia " presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo)
"Será um fórum permanente de debate não só das questões estaduais, como as nacionais. Há discussões que são prementes e não podem ser adiadas, como o controle dos Tribunais de Contas estaduais que fiscalizam todo mundo e não são fiscalizados por ninguém."(Belarmino Lins de Albuquerque " presidente da Assembléia Legislativa do Amazonas)
"Este conselho irá propiciar uma grande troca de experiência e será um fórum para o debate do Estado. Hoje os impostos vão todos para o governo federal, precisamos espraiar esses recursos justamente onde começam as administrações, seja nos municípios, seja nos estados. Outro debate é sobre a Lei Kandir, que favoreceu as exportações, mas tem sacrificado a arrecadação do ICMS dos estados e dos municípios. Este conselho irá fazer pressão para que estados e municípios tenham repasse desses recursos. O centralismo do governo federal faz com que haja poucos recursos para aplicar regionalmente. Tenho que cumprimentar o deputado Rodrigo Garcia pela iniciativa que é um passo para que possamos nos organizar e fazer uma pressão legítima. Se nos calarmos está muito bom para o poder central, que fica com 70% do que é arrecadado. Já dizia o nosso inconfidente, Tiradentes, "Vá-se pros quintos dos infernos" porque na época 20% do que era produzido ia para a Coroa, hoje nós já estamos com dois quintos do infernos." (Iradir Pietroski " presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul)
"Valorizar o Poder Legislativo é fundamental para atuarmos nas questões nacionais, sem perdermos as características regionais. Hoje o poder estadual está impedido de criar municípios. São várias as dificuldades, como orçamentos que nos são impostos. Não temos canais abertos para dar a possibilidade de a população acompanhar os trabalhos desenvolvidos nos legislativos. Há muita critica sobre o trabalho dos parlamentares e não temos recursos para mostrar o que é efetivamente realizado. É necessário debater a unificação das eleições, para evitar que a cada dois anos sejam realizadas eleições. São diversos temas que, com este colegiado, poderão ser debatidos e as soluções de consenso serem encaminhadas conjuntamente."(Themistocles Filho " presidente da Assembléia Legislativa do Piauí)
"Foi providencial, neste momento, criar este conselho, para fazer um intercâmbio entre os parlamentos, mas acima de tudo trabalhar numa pauta comum para o fortalecimento do pacto federativo. Há discussões fundamentais como a Lei Kandir e a autonomia na legislação que precisamos fazer." (Silval Barbosa " presidente da Assembléia Legislativa do Mato Grosso)
Presenças
Estiveram presentes ao encontro representantes de 23 Assembléias Legislativas estaduais. Pelo Acre participaram os deputados Luiz Calixto (PDT) e José Luiz (PMN); Alagoas foi representado pelo vice-presidente Francisco Tenório (PMN); Amapá, pelo presidente Jorge Amanajas (PSDB); Amazonas, pelo presidente Belarmino Lins de Albuquerque (PPS); Bahia, pelo presidente Clóvis Ferraz (PFL); Ceará, pelo vice-presidente Idemar Citó (PSDB); Goiás, pelo presidente Samuel Almeida (PSDB); Maranhão, pelo presidente João Evangelista (PTB); Mato Grosso, pelo presidente Silval Barbosa (PMDB); Mato Grosso do Sul, pelo corregedor geral da Assembléia Maurício Picarelli (PFL); Pará, pelo 2º vice Pio Netto (PTB); Paraíba, pelo presidente Rômulo Gouveia (PPS) e pelo deputado Trocolli Júnior (PMDB); Paraná, pelo presidente Hermas Brandão (PSDB); Pernambuco, pelo presidente Romário Dias (PFL); Piauí,pelo presidente Themistocles Filho (PMDB) e os deputados Wilson Brandão (PFL) e Mauro Tapety (PMDB); Rio Grande do Norte, pelo presidente Robinson Faria (PMN); Rio Grande do Sul, pelo presidente Iradir Pietroski (PTB); Rondônia., pelo vice-presidente João Ricardo Mendonça (PSL); Roraima, pelo presidente Mecias de Jesus (PL); Santa Catarina, pelo presidente Júlio Garcia (PFL); Sergipe, pelo presidente Antônio Passos Sobrinho (PFL); Tocantins, pelo presidente César Hallum (PFL); e São Paulo, pelo presidente Rodrigo Garcia (PFL).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações