Central Elétrica de Furnas é homenageada pela Assembléia Legislativa



A Assembléia Legislativa de São Paulo realizou nesta segunda-feira, 20/3, solenidade para homenagear os 49 anos da Central Elétrica de Furnas. O evento, presidido pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT), contou com a presença de diretores, funcionários e sindicalistas do setor eletricitário.
Vaccarrezza criticou a "sanha privatista" que marcou o governo federal anterior. Ele lembrou que nos EUA, principal modelo de país capitalista, o setor de produção de energia é estatal. O deputado afirmou que Furnas está presente em São Paulo e em outros oito Estados, "conta com um complexo de dez usinas hidrelétricas, duas termelétricas, tem 19 mil quilômetros de transmissão, que garantem fornecimento de energia elétrica a mais da metade dos domicílios brasileiros".
Antes de discursar sobre Furnas, Vaccarezza explicou a ausência do deputado Sebastião Arcanjo (PT), solicitante da sessão solene, devido ao nascimento de seu filho.
O diretor de operações de sistema e comercialização de Furnas, Fábio Machado Resende, lamentou os recentes escândalos de corrupção que assolam o país e que vincularam, segundo ele, "de forma infundada", o nome da empresa a irregularidades. Machado, funcionário de Furnas desde 1968, lembrou a evolução da empresa nas últimas décadas. "Se hoje o Brasil está interligado nacionalmente, deve-se muito a Furnas, não só pelo que ela faz, mas pelo seu pioneirismo, que semeou muitas outras empresas de grande porte", afirmou o diretor.
Furnas tem atualmente cerca de 7 mil funcionários que trabalham em regime de turnos para que o sistema funcione ininterruptamente, afirmou Fábio. Lembrou também a responsabilidade social da empresa nas áreas próximas às suas instalações, beneficiando inúmeras comunidades carentes, bem como a prática de uma política ambiental de preservação da instituição.
Dois vídeos institucionais apresentados durante a sessão demonstraram o progresso da empresa. O primeiro, com imagens e informações da criação de Furnas, em 1957, contrasta com o segundo, que apresenta a evolução e a pujança atual da empresa.
Sobre a empresa
Com o objetivo de construir e operar no rio Grande a usina hidrelétrica de Furnas, com capacidade inicial de 1.216 MW, foi criada pelo Decreto Federal 41.066, de 28/2/1957, a empresa Central Elétrica de Furnas. Começou a funcionar efetivamente em 1963, em Passos (MG).
Transferiu sua sede para o Rio de Janeiro em junho de 1971 e ganhou um novo nome: Furnas " Centrais Elétricas S.A., que melhor expressa a proposta de construção de um conjunto de usinas.
Atualmente, Furnas está presente no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Paraná. A empresa conta com um complexo de dez usinas hidrelétricas e duas termelétricas, totalizando uma potência de 9.467 MW. Atende 51% dos domicílios brasileiros, que respondem por cerca de 65% do PIB brasileiro.
Além da geração própria e da transmissão, Furnas comercializa a energia produzida por outras geradoras no país. A empresa participa com 130 mil MWh/ano, o que representa 43% do mercado de energia do Brasil.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações