Palestra trata da atualização das leis orgânicas

"Emendas à lei orgânica são benéficas, rejuvenescem a lei, provocam arejamento da legislação municipal", afirmou Marcos Marcelo, diretor-presidente da Academia de Gestão Pública, associação que tem como objetivo a promoção de transformações que propiciem desenvolvimento dos municípios, através de ações de assessoria, consultoria, cursos, seminários e palestras. Marcelo tratou da revisão das leis orgâncias municipais e regimentos em mais uma palestra realizada nesta sexta-feira, 13/3 do 1º Encontro Estadual de Agentes Públicos.
Ao tratar de revisões legais, Marcelo ressaltou que leis e regimentos muito antigos tendem a se distanciar da realidade da sociedade. "Como é possível a uma câmara municipal não ter seu site na internet, não ter sua TV Câmara? São instrumentos que dão transparência", disse.
O palestrante propôs que os executivos municipais e câmaras de vereadores ouçam a sociedade para promover constantes atualizações legais e regimentais. Para isso, contam com a sociedade organizada na forma de associações e organizações dos mais diversos tipos e finalidades. Deu como exemplo os orçamentos participativos, elaborados de acordo com as necessidades manifestadas pela sociedade, o que os torna peças mais próximas da realidade. "A sociedade cresce muito com um Legislativo ativo e participativo", afirmou.
Marcos Marcelo também abordou a questão das compras públicas. Para ele, a lei é eficiente e os órgãos a ela subordinados devem promover regulações internas a fim de atendê-la com agilidade e eficiência. Mesmo adotando programas que agilizam os processos, não se pode esquecer de capacitar os agentes públicos, para que os processos de compras sejam bem instruídos e conduzidos de modo a comprar bem, gastando criteriosamente o dinheiro público.
O diretor-presidente da Academia de Gestão Pública encerrou sua participação informando que sua entidade tem tentado discutir questões relacionadas a legislação que se reluta em modificar. Colocou-se à disposição de todos através da Academia, que pode ser visitada no site www.agespub.org.br.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações