Regionalização da Santa Casa de Franca


16/12/2004 16:30

Compartilhar:

Luis Roberto Barradas, secretário estadual da Saúde e deputado Roberto Engler discutem a viabilização do processo de regionalização da Santa Casa de Franca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/englersantacasa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Roberto Engler

Uma reunião realizada na quarta-feira, 15/12, entre o secretário estadual da Saúde, Luis Roberto Barradas; o deputado Roberto Engler (PSDB); o prefeito eleito de Franca, Sidnei Rocha; o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Onofre Trajanio - acompanhado do superintendente, Fernando Bueno -, e Roberto Takaoka, diretor regional de saúde, tratou da viabilização do processo de regionalização da Santa Casa de Franca. A dificuldade financeira por que passa o hospital no mês de dezembro, devido ao pagamento do 13º salário dos funcionários, também foi pauta da audiência.

A Santa Casa de Franca é uma das maiores da região, com 350 leitos, sendo somente 4% deles usados para internações particulares. O restante é para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que, segundo o próprio Barradas, possui tabelas de repasse de verba em desacordo com a realidade. "Ninguém consegue viver com as tabelas do SUS", afirmou o secretário.

"O déficit operacional da Santa Casa pode fazer a engrenagem parar", comentou o provedor Onofre Trajano, lembrando que o hospital atende também a população do sul do Estado de Minas Gerais.

Devido ao problema emergencial de caixa, o secretário Barradas comprometeu-se em falar com o governador Geraldo Alckmin junto com o deputado Engler, a fim de conseguir um auxílio para o pagamento do 13º salário dos funcionários. "Este é o primeiro passo: salvar o fim de ano com uma verba para custeio. A regionalização, que é um projeto mais complexo, poderá ser retomada em meados de janeiro de 2005, após da conclusão da proposta por parte da administração do hospital", orientou Barradas.

rengler@al.sp.gov.br

alesp