PT lança em São Paulo campanha em defesa da regulamentação da Emenda 29

Com o slogan SUS, essa luta é nossa!, a liderança do PT e lançou nesta segunda-feira, 3/9, juntamente com o diretório estadual do partido, campanha em favor da regulamentação da Emenda Constitucional 29/2000 (EC 29), que assegura os recursos mínimos para o financiamento das ações e dos serviços públicos de saúde. O Projeto de Lei Complementar 1/03 (PLP 1/03), em tramitação na Câmara dos Deputados desde 2003, propõe a regulamentação prevendo que a União deverá destinar à saúde, no mínimo, 10% das despesas correntes. Para entrar em vigor, o projeto precisa ser aprovado no Congresso. É justamente por essa aprovação que movimentos sociais, deputados federais e estaduais lançaram a campanha, numa ação de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o deputado Simão Pedro (PT), o governo de São Paulo vem incluindo nos gastos de saúde dezenas de programas cujos objetivos estão em desacordo com a Resolução 322/2003 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Exemplos disso são o "Viva Leite" e o pagamento de aposentados e pensionistas da saúde. Os governos estaduais deveriam investir 12% de suas receitas líquidas de impostos e transferências em saúde, mas, conforme Simão, não é isto o que acontece. "Aqui em São Paulo, na prática, o governo federal está investindo 38%, enquanto o estadual aplica apenas 3,5%, valor abaixo do que prevê a Emenda Constitucional. Além disso, há os gastos com programas que não são próprios de ações e serviços de saúde e que, no entanto, são incluídos nos recursos da área".
O autor do PLP 1/03, médico sanitarista e ex-deputado federal Roberto Gouveia, destacou a importância de a proposta "definir o que são ações e serviços de saúde, atendendo às diretrizes de acesso universal, igualitário e gratuito à saúde. O projeto apresenta 11 tipos de despesas públicas que devem ser incluídas no cômputo geral dos gastos com saúde e dez despesas que serão obrigatoriamente excluídas do limite, seguindo as diretrizes apresentadas pela Resolução 322/03 do CNS". Ele está otimista e acredita que, com a participação efetiva dos movimentos sociais, o PLP 1 será aprovado.
Mário Reali (PT) também salientou a importância da destinação adequada da verba, para que se produzam efeitos positivos na saúde pública.
Na defesa do SUS, a campanha defende um modelo de gestão que garanta as diretrizes do sistema e na qual haja controle público, por meio de conselhos em que usuários e trabalhadores atuem com os gestores, de forma democrática. O representante do Conselho Regional de Medicina (CRM), Henrique Carlos Gonçalves, afirmou que o SUS é o melhor sistema de saúde proposto no mundo, pois propõe a inclusão social.
A mesa foi conduzida pelo presidente da Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia Legislativa, Adriano Diogo (PT), e contou com a presença de deputados federais, estaduais e vereadores do partido, além de secretários municipais de saúde e representantes de sindicatos, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da União de Movimentos Populares de Saúde (UMPS).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações