Liminar dispensa ex-presidente do BNDES de comparecer à CPI da Eletropaulo
07/03/2007 20:08


Nenhum dos depoentes convocados pela CPI da Eletropaulo para depor nesta quarta-feira, 7/3, compareceu à Assembléia. O presidente da CPI, Antonio Mentor (PT), informou aos membros da comissão que a oitiva de José Pio Borges, ex-presidente do BNDES, não seria realizada porque o depoente havia obtido liminar concedida por um desembargador do Tribunal de Justiça suspendendo a convocação que o obrigava a depor no Legislativo.
O mesmo mandado de segurança também suspendeu a decisão da comissão parlamentar de inquérito que determinava a quebra de sigilo fiscal, bancário e telefônico do ex-diretor do BNDES que liberou à Light Gás o empréstimo que possibilitou a compra da Eletropaulo.
Segundo Mentor, são notórias as relações profissionais mantidas entre a Eletropaulo privatizada e a empresa JP Borges, de propriedade do economista, e a petição que ensejou a expedição da liminar está cheia de "inverdades, meias verdades e argumentos falhos que induziram a decisão do TJ".
Com base nisso, Mentor afirmou ter entrado em contato com a Procuradoria da Casa para reverter, no Judiciário, a decisão monocrática do desembargador. "Entraremos com um pedido de revisão da sentença. Se for negado, caberá agravo no Tribunal de Justiça ou recurso ao Supremo Tribunal Federal", informou o presidente, que questionou a postura de Borges: "Se não há nada que possa desabonar sua conduta, não há por que temer depor nesta CPI". Mentor disse estar confiante de que o depoimento de José Pio Borges aconteça nos próximos dias.
O segundo depoente do dia, o ex-executivo da AES Luiz David Travesso, não se preocupou em recorrer ao Judiciário. Simplesmente não compareceu. Mentor lembrou aos membros da comissão que Travesso havia sido convocado para prestar depoimento à CPI na condição de testemunha, em 1º/3, e que a data fora adiada a seu pedido, situação semelhante à de José Pio Borges, cuja primeira convocação seria para 27/2, e que também sofreu adiamento por conveniência do depoente.
Mentor informou a seus pares que a presidência da comissão tinha poderes para determinar a condução coercitiva da testemunha à presença dos deputados, por meio da Assessoria Policial Civil da Assembléia, entretanto preferiu tomar uma decisão colegiada, indicando a possibilidade de uma nova convocação.
Roberto Felício (PT), Afonso Lobato (PV), Jonas Donizette (PSB), Aldo Demarchi (PFL) e José Bittencourt (PDT) concordaram com a medida mais drástica, entretanto João Caramez (PSDB) questionou se haveria tempo hábil para a realização da oitiva, caso contrário a comissão poderia cair em descrédito. Prevaleceu a alternativa de uma nova convocação para esta quinta-feira, 8/3, às 17h, com a advertência de que o não-comparecimento acarretaria condução coercitiva pela Polícia Civil.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações