Escassez de verbas, burocracia e falta de motivação de funcionários são principais problemas dos gestores públicos




"Magic Paula" fala sobre Centros Olímpicos de Treinamento
No terceiro dia de realização do Simpósio de Capacitação em Gestão Desportiva, realizado na Assembléia Legislativa, a ex-jogadora de basquete, Maria Paula Gonçalves da Silva, a "Magic Paula", declarou que a partir da década de 1980, com a entrada de patrocinadores no esporte amador, o investimento voltado para o esporte "de ponta", por chamar mais a atenção da mídia, deixou esquecida a formação "de base" dos jovens atletas.
Atual diretora do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Município de São Paulo, Paula proferiu palestra sobre "Os Centros de Excelência Esportiva e o Esporte de Alto Rendimento". Ela afirmou que, durante o tempo em que foi jogadora, fez muitas críticas aos dirigentes desportistas. Em razão disso, disse ter feito cursos de pós-graduação em gestão esportiva, tendo observado, entretanto, que estes não tratam especificamente da gestão pública.
As principais dificuldades apontadas por Paula como gestora pública são a escassez de verbas, a burocracia para realizar pequenas despesas e a falta de motivação de funcionários. Ela aponta que as melhores alternativas para superar esses obstáculos são as parcerias e convênios celebrados com universidades e empresas privadas.
Paula informou que o Centro Olímpico, inaugurado em fevereiro de 1976, tem uma área de 50 mil metros quadrados, localiza-se entre o Parque do Ibirapuera e o aeroporto de Congonhas, conta, atualmente, com 730 atletas, jovens na faixa etária de 7 a 17 anos, sendo que 80% desses alunos vêm da periferia e têm a obrigação de continuarem os estudos regulares.
Das dez modalidades esportivas que o COTP promove treinamento, que são atletismo, luta e ginástica olímpica, basquete, boxe, handebol, natação, voleibol, judô e futsal, apenas esta última não é praticada em olimpíadas.
A diretora informou que, desde 2001, época em que assumiu pela primeira vez o COTP, ela tem se empenhado em promover reformas e melhoramentos no local. Paula apresentou um vídeo que mostra a precariedade em que se encontrava o Centro, "sem bolas, redes, pisos arrebentados", estado de manutenção muito deficiente, e a situação atual, muito mais cuidado e conservado.
Compareceram à palestra os deputados Enio Tatto, membro da Comissão de Esportes e Turismo, e Vicente Cândido, ambos do PT.
"O planejamento faz parte do marketing", ensina professor da USP
Na segunda palestra do dia, Paschoal Luiz Tambuci, doutor em Ciência da Comunicação e assessor do Centro de Práticas Esportivas da USP, ressaltou que o planejamento é essencial para se ter um marketing eficiente. Tambuci disse que não há grandes diferenças entre o marketing esportivo e o empresarial. Segundo ele, ambos precisam de um bom produto.
O professor ressaltou a importância de se acompanhar o produto desde a concepção da idéia até a manutenção da imagem que conquista o mercado, assim, de acordo com ele, um estudo minucioso sobre a natureza do produto, o preço adequado, o local e a promoção (divulgação) são essenciais para a realização de um bom trabalho.
Tambuci ensina que quando se fala de um objeto, as pessoas atentam para a sua serventia, mas quando se refere à sua marca ou característica própria, este produto adquire mais valor agregado. Como exemplo, ele diferenciou o valor de uma bola comum e a bola que o Pelé fez o milésimo gol.
Em relação à atividade dos gestores públicos, Tambuci explicou que a dificuldade que as instituições do governo têm de lançar novos produtos, as empresas também têm. Para ele, é necessário criar mecanismos para superá-las. Ele alerta que nem sempre é o custo financeiro que afasta as pessoas, deve-se considerar os sacrifícios físicos e psicológicos aos quais elas são submetidas em relação a transporte, conforto, infra-estrutura e atendimento prestado.
Em relação ao atendimento, Paschoal Tambuci ensina que o dirigente que não trabalha a sua equipe para atender bem o público compromete todo o marketing.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações