Movimentos populares reivindicam mais recursos para políticas públicas


A Central de Movimentos Populares (CMP) e representantes de diversos movimentos sociais promoveram ato na Assembléia Legislativa para reivindicar mais recursos para as políticas sociais. A manifestação marcou o Dia Nacional em Defesa das Políticas Públicas com Participação Popular, 31 de maio.
Uma comissão formada por representantes dos movimentos foi recebida pelo presidente da Casa, Rodrigo Garcia, e pelos deputados Mário Reali e Simão Pedro, ambos do PT. O presidente recebeu um documento da CMP e ouviu o conjunto de reivindicações dos movimentos no qual figuram itens relativos à habitação, saúde e fornecimento de energia.
Simbólica
Rodrigo Garcia disse que a reunião com os movimentos era simbólica, já que muitas das reivindicações fogem da alçada da Assembléia. Porém, comprometeu-se a dar andamento àquilo que for pertinente à ação do Legislativo. Ele destacou a discussão da PEC de autoria dos deputados Mário Reali e Simão Pedro, que trata da alteração do artigo 180 da Constituição Estadual, com vistas a permitir aos municípios decidir sobre a desafetação de áreas públicas urbanas sob ocupação, para fins de regularização da situação fundiária de loteamentos já consolidados.
Garcia destacou também que parte das reivindicações relativas a recursos para políticas públicas deve ser integrada às discussões da LDO e do Orçamento, que estão no âmbito das atribuições do Legislativo. Ele lembrou aos representantes dos movimentos que a LDO relativa ao exercício de 2006 será debatida em uma série de cinco audiências públicas em diversas regiões do Estado, a primeira delas será realizada na capital paulista nesta quarta-feira, 1º de junho, às 10 horas, na Assembléia Legislativa.
Fim dos despejos
A Central de Movimento Populares apresentou reivindicações que englobam a efetiva aplicação de 1% do ICMS em investimentos na área habitacional, o fim dos despejos de ocupantes de terrenos e prédios no Centro da capital paulista, a aprovação do fundo e do conselho de habitação e da PEC que altera o artigo 180 da Constituição Estadual. Para a área de saúde, os movimentos reclamam a efetivação do SUS em todos os municípios paulistas e a implantação dos conselhos gestores em toda a rede estadual.
Outro item da pauta refere-se aos cortes de fornecimento de energia e à não aplicação da tarifa social por parte da Eletropaulo. O documento pede a redução das tarifas de luz e a implantação da taxa mínima para moradias populares financiadas por órgãos públicos, a paralisação dos cortes de energia por falta de pagamento das contas, isenção de tarifa para desempregados, idosos, aposentados e portadores de deficiência e discussão com movimentos populares, por meio de um conselho popular, sobre as escalas de tarifa social.
Os deputados presentes à reunião informaram que as comissões de Defesa dos Direitos dos Consumidores e de Serviços e Obras Públicas da Assembléia legislativa devem promover em breve audiência pública para discutir os a
Políticas públicas
Deficiência das políticas dirigidas à infância e adolescência, desrespeito aos direitos dos moradores de rua e as ações repressivas desenvolvidas na região central paulistana, especificamente na conhecida Cracolândia, foram apontados como outros exemplos de impedimento de acesso aos direitos de sociais. O documento da CMP defende políticas públicas construídas e implementadas de forma democrática e com participação popular, que garantam direitos da ampla maioria da população.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações