Testemunha de seu tempo, Temis de Paris sente e representa as transformações da sociedade

As esculturas de Temis de Paris refletem a sua interpretação pessoal da era em que vivemos: uma "era tecnológica" feita de máquinas, de aço e de alumínio, caracterizada pela solidão e pela ansiedade, fria e às vezes quase desumana, contudo com momentos de forte romantismo.
Não abandonando a tela, a artista escolheu o metal e, através da fundição conseguiu plasmar o metal frio e rígido transformando-o em peças emocionais, ricas de vibrações, carregadas de significados sugestivos. Sua obra escultórica, entretanto, não é fria, pois o sentimento da artista transparece a cada vez e sempre com clareza: existe dor ou emoção também no metal quando a chama escava nas superfícies ásperas e corroídas.
Nas recentes obras fundidas aparecem traços cromáticos que destacam as figuras humanas elaboradas. É sempre o ser humano, ou melhor, "a vida" - qualquer que seja - que retorna como tema corrente em todas as suas obras, ponto de encontro entre antigo e moderno, entre fantasia e raciocínio.
Foi a contínua pesquisa de formas a determinar a necessidade de criar cores, também novas na superfície das esculturas. Essas cores são empregadas como complemento de um particular tratamento das superfícies.
Como resíduo mágico não eliminável existe em suas formas um jogo de sons e de luzes que se traduz em harmonia, por não sabemos qual incrível virtude de arte, enquanto deveria nos trazer estridentes contrastes ou fraturas entre o que pode ser " visto " e o que pode ser " sentido ".
Através da obra "Ligações Perigosas", escultura doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, Temis de Paris comprova ser uma artista verdadeira que, testemunha do seu tempo, sente e representa as profundas e contínuas transformações do tempo e da sociedade em que vivemos.
A Artista
Temis de Paris nasceu na cidade de Caçador, Santa Catarina no ano de 1947. Formou-se em 1984 em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado. Entre 1985 e 1998 seguiu cursos de: semiótica, museologia e administração de museus, litogravura, pintura, design gráfico e de objetos.
Atividades: escultura, pintura, instalações, design de objetos e troféus
Participou de inúmeras exposições no Brasil e no Exterior, destacando-se entre elas: Galeria Eugênio Villien, SP; XII Exibição Anual - MEC / FUNARTE (1979); XII Espaço Anual "Astrogilda Alves Lippi", SP (1980); Galeria Arte Aplicada, "Degust'arte", SP (1983/1994); Expofair International de Arte Brasileira, Lisboa, Portugal; "4 Escultores", Itaugaleria, Goiania, GO; YK Designers e Beco da Arte, RJ (1985); Exhibition of Brazilian Contemporary Art, Curtis Hixon Convention Center, Tampa, Estados Unidos (1986); I Bienal Internacional, Anuário Latino Americano de Artes Plásticas, SP (1987); Galeria Bernardo e Bruni, Curitiba - PR (1988); Galeria de Arte André "Esculturas Contemporâneas", SP, Galeria Studio A, "Formas & Formas" Recife - PE (1989); Espaço Cultural Yázigi, "Momentos com Kraft" SP (1991); Ceramic Art II, Centro de Negócios de São Paulo, Galeria de Arte André, "10 Escultores na Ecologia" SP; The Hakone Open-Air Museum, The Fujisankei Biennale, Kanagana-Kan - Japão; Espaço Cultural Yázigi "Década de 90 - O Final do Efêmero", Porto Alegre - RS (1992); Casa Cor, Brasília; Espaço Cultural Yázigi, "Observatum Est" (1993); "Sala Histórica, Artistas Contemporâneos", Projeto Acervo Yázigi (1994); "EUROP'ART", Genebra - Suiça; "Arte da Paz", Fundação Mokiti Okada, Hebraica, Estação Sé do Metrô, Centro Cultural São Paulo (1995); "Voar é com os Pássaros", Galeria Arte Aplicada, SP (1997); "Futebol em Arte", Galeria André, SP (1998); TÓTEME, Caixa Econômica Federal, SP; Museu Brasileiro de Esculturas, SP , "Mulheres no Terceiro Milênio", Galeria André, SP (2000).
Suas obras encontram-se em inúmeros acervos oficiais e particulares do Brasil, Estados Unidos e na Europa, com destaque no Museu da Escultura ao Ar Livre, no Palácio 9 de Julho.
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