Museu de Arte: Ida Zami revela através do expressionismo sinais de amor e esperança para com a humanidade


Na fase pictórica de Ida Zami da década de 80, o seu trabalho apresenta uma linha expressionista bastante evidente. A artista coloca o ser humano frente a si mesmo, gesto que devemos entender como um sinal de amor e de esperança para com a humanidade, sempre na busca da própria identidade.
Nessa fase não existe em sua obra a presença de suportes gráficos. A expressão dos vultos de seus personagens é confiada exclusivamente à intenção e à elaboração da matéria cromática numa arquitetura da composição mais livre e mais ampla. Outra evidencia é resultado da busca de uma dimensão luminística e do aproveitamento dos espaços plenamente autônomos.
O ser humano de nossos dias, em particular, aquele que é obrigado a viver numa metrópole que o condiciona cada dia mais e cada dia mais reage menos, se despersonaliza, se torna conformista até o limite da alienação.
A lição expressionista de Ida Zami é transparente em "Personagem feminino", obra doada ao Museu do Parlamento de São Paulo, onde se evidencia um domínio técnico e um vigor cênico que ressaltam a qualidade cromática da pesquisa da artista.
A Artista
Ida Guttenberg Zamijovsky, ou simplesmente Ida Zami, nasceu em São Paulo, em março de 1940. Formou-se em artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e em odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
Realizou diversos cursos de extensão na área de design têxtil no SENAC, em desenho, pintura e criatividade no Atelier Sarah Goldman (1978-1980) e Hedva Megged (1980); ourivesaria, com Guita Lenner (1978); e em liberação da criatividade, com a arteterapeuta Carminha Levy (1981, 1984 e 1987).
Ministra cursos de desenho, pintura e composição, design e joalheria artística, artesanato em metal e ourivesaria, desde 1980, em seu próprio Atelier. Ministrou cursos de arte na Fundação Mokiti Okada (1998), no Museu de Arte Contemporânea da USP (1997), no Museu Brasileiro da Escultura (1997), no Paço das Artes (1988-1992), entre outros.
Participou de diversas exposições coletivas, desde 1980, destacando-se: Salão de Artes de Presidente Prudente " Medalha de Ouro (1981); Salão Nacional de Artes Plásticas Pablo Picasso " Menção Honrosa (1981); X Salão Araraense de Artes Plásticas " Medalha de Prata (1982); Pinacoteca do Estado (1982); Museu de Arte de São Paulo (1984); I Expo Brasil-Israel, Parque Anhembi (1985); I Mostra de Arte Contemporânea Brasileira " Medalha de Ouro " Lisboa, Portugal (1985); Taipei Fine Arts Museum, Taipei, Taiwan (1986); I Expo Portuguesa: Portugueses d´alem-mar e seus parceiros, Lisboa, Portugal (1986); Oficinas Culturais Três Rios (1987); "Escultura ao Alcance de Todos" " Galeria das Artes " São Paulo (1997); Art Now Gallery, Gottenburg, Suécia (1998); Galeria de Arte A Hebraica, São Paulo (1998); Espaço Studio Palazzi, Veneza, Itália (1999); Memorial da América Latina (1999); Fundação Bienal de São Paulo (2001); e "Dez Poéticas" " A Hebraica (2002).
Participou também de exposições individuais na: Galeria de Arte do IBREA, Campinas (1982); A Hebraica, São Paulo (1993); Galeria Bai, New York, Estados Unidos (1994) e possui obras em diversas coleções particulares no Brasil, no exterior e no Museu do Parlamento de São Paulo.
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