Museu de Arte - Enérgica expressão de vitalidade e de movimento a obra escultórica de Marco Mendes


"É o obstáculo que excita o ardor", são os dizeres que se encontram no brasão da família do famoso poeta alemão Rainer Maria Rilke. Resultado de uma certa ambivalência, face aos diferentes ambientes entre os quais Marco Mendes divide o seu tempo, encontramos em suas obras a característica da bipolaridade entre a natureza e o urbano.
A escolha temática e de estética, susceptíveis para amalgamar ativamente os vários materiais que a natureza lhe oferece, opera intuitivamente no trabalho criativo desse escultor.
Esse envolvimento no corpo, no movimento da natureza e da paisagem agreste constituem uma das importantes direções adotadas por sua energia artística. A outra é a busca de um obstáculo significativo.
O que gera a densidade de expressão na obra de Marco Mendes é a dupla e estranha coexistência do sentimento de natureza com o sentimento urbano. Essa coexistência repousa sobre sua experiência com uma natureza selvagem e de outro lado, por um estilo elaborado por certo refinamento calculado.
Sua expressão artística não se embaraça por essa divisão. Ao contrário, constitui uma forte e densa unidade que vai ao encontro do observador. Ela funda-se, a partes iguais, sobre o sentido da natureza e o da gravitação, os quais evoluem, com maestria, no fluxo da energia dos elementos.
Na escultura de Marco Mendes, a natureza tem como contraponto a cultura. Os materiais ligados a natureza podem, a qualquer momento, franquear o passo e penetrar nos mitos conhecidos ou desconhecidos.
Seu sentido da paisagem, da fusão do corpo e da natureza, da vegetação e das rochas, tudo isso não constitui para o escultor um problema técnico. Na quase totalidade de suas obras, domina uma estética orgânica, uma enérgica expressão de vitalidade e de movimento e uma combinação de força e precisão.
A escultura em pedra sabão e metal, intitulada "Abaô", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, representa o encontro entre uma intensa implicação emocional e a busca do obstáculo que provoca a chama criativa. Ambas souberam se adaptar inteligentemente.
O Artista
Marco Mendes é mineiro. Artista plástico autodidata, escultor, escritor e produtor, produziu inúmeras peças teatrais.
Participou de das seguintes exposições coletivas e individuais: 51°, 52°, 53° e 54° Salão Oficial da Sociedade de Belas Artes "Antônio Parreiras", Juiz de Fora, MG (2001, 2002, 2003 e 2004); Espaço Cultural do Park Idiomas, Uberlândia, MG (2001); Mostra de Artes Plásticas de Guarulhos, Centro "Professor José Ismael", Guarulhos, SP; (2001e 2003); XVIII Salão de Artes Plásticas de Mococa, Museu "Quirino da Silva", Mococa, SP (2001e 2003); Salão de Marinha da Sociedade de Belas Artes "Antônio Parreiras", Juiz de Fora, MG (2001, 2002 e 2003); "Semana de 22", Galeria de Arte "Antônio Parreiras", Juiz de Fora, MG; VIII Concurso de "Arte Livre Saint Germain", Elmi Ateliê & Galeria, SP (2002, 2003 e 2004); Salão Internacional de Pintura 2002, Academia Nacional de Artes Plásticas, Centro Cultural da URCA, Poços de Caldas, MG; Matizes em evidência, Elmi Ateliê & Galeria & Consulte Arte e Decoração, SP (2002); Salão da Natureza Morta da Sociedade de Belas Artes "Antônio Parreiras", Juiz de Fora, MG; "La Magnifica", Espaço Cultural Infraero em com a Galeria Spazio Surreale, Aeroporto Internacional de Guarulhos, SP; VIII Salão Bienal de Artes Plásticas de Santo Amaro, Biblioteca Presidente Kennedy, SP (2003); Salão Internacional da Academia Nacional de Artes Plásticas, Centro Cultural da Urca, Poços de Caldas, MG (2003 e 2004); "Coração e Arte II", Espaço Cultural Incor, em parceria com a Galeria Spazio Surreale, SP; II Mostra Darcy Penteado de Arte, Espaço Cultural da Alliance Française, em parceria com a Galeria Cassiano Araújo, SP; Salão de Artes Plásticas da Associação dos Artistas Plásticos de Santo Amaro, Hall Monumental, Assembléia Legislativa, SP (2004).
Recebeu vários prêmios, menções honrosas, medalhas de bronze, prata e ouro em diversos Salões Oficiais de Minas Gerais e São Paulo e suas obras encontram-se em coleções particulares e oficiais no Brasil e no exterior, e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações