Iniciado processo de instalação da Fatec bragantina


O deputado Edmir Chedid (DEM) e o prefeito de Bragança Paulista, João Afonso Sólis, foram recebidos pela superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, professora Laura Laganá, nesta quinta-feira, 26/7, para definição das primeiras providências para instalação da Fatec bragantina.
No encontro, a professora Laganá fez uma explanação detalhada sobre o processo de instalação das faculdades de tecnologia (Fatecs), que são instituições públicas de ensino que oferecem cursos superiores de tecnologia, formando profissionais aptos a responder rapidamente às transformações do mercado de trabalho em função do sólido conhecimento acadêmico adquirido de professores que atuam no setor produtivo.
No caso de Bragança Paulista, explicou a professora, como o governador José Serra já autorizou a criação da Fatec, os procedimentos que envolvem o processo de instalação concentram-se agora na definição dos cursos que serão implantados e na aprovação da estrutura física.
Laganá solicitou que a prefeitura marque uma reunião com os representantes do setor produtivo da região, a ser realizada na sede do Centro Paula Souza, com a finalidade de definir os cursos que melhor atenderiam às necessidades profissionais da região. "Nosso objetivo principal é formar um profissional voltado à demanda da região", explicou.
Segundo o prefeito João Afonso Sólis, os primeiros estudos indicam que os cursos a serem implantados deverão contemplar os segmentos de eletroeletrônica, mecânica e alimentos. Para abrigar a instituição, o prefeito indicou o prédio da Diretoria Regional de Ensino, antigo endereço da Escola Estadual Cásper Líbero, situado na avenida José Gomes da Rocha Leal.
O processo de instalação da faculdade, segundo a superintendente, exige uma ação coordenada entre o Centro Paula Souza e a prefeitura. Definido o curso, ou cursos inaugurais, uma equipe da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) fará uma inspeção no prédio disponibilizado pela prefeitura apontando quais adequações serão necessárias para abrigar os cursos indicados. Por isso, explicou a professora, "a escolha do curso é fundamental para adequação do prédio". Enquanto a prefeitura realiza as obras indicadas pela equipe da CPOS, o Centro Paula Souza cuida de todo o processo pedagógico para implantação do curso.
Laganá informou ainda que, dependendo das condições do prédio, e atendendo a uma antiga reivindicação do deputado Edmir Chedid, poderá ser instalada juntamente com a Fatec uma escola técnica (Etec). Assim, Bragança Paulista contaria com dois cursos tecnológicos e dois ou três cursos técnicos. "Se a prefeitura bragantina agilizar o processo de adequação do prédio para atender às necessidades dos cursos escolhidos, a Fatec e a Etec bragantinas poderão iniciar suas atividades já em fevereiro de 2008", afirmou.
O deputado Edmir Chedid, que há anos vem fazendo gestões importantes na tentativa de levar uma Fatec e uma escola técnica gratuitas para os bragantinos, solicitou aos presentes, sobretudo ao prefeito João Afonso Sólis, empenho no sentido de agilizar os procedimentos exigidos pelo Centro Paula Souza, para que o convênio possa ser assinado o mais breve possível. "Levar essa grande vantagem competitiva para os bragantinos, através de cursos superiores que garantam aos jovens da região uma boa colocação no mercado de trabalho, significa realizar a gestão mais importante de minha vida pública", enfatizou Edmir.
Participaram da reunião os vereadores bragantinos, Ronaldo Teixeira, presidente da Câmara, Fabiana Alessandri, Sidney Guedes, Gislene Bueno e Miguel Lopes, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Rolf Marcos Sitta, e de Governo, Nelson Nardi, e o assessor Mauro Garcia.
echedid@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações