Dirigentes da Apae são recebidos na Assembléia


22/12/2005 17:08

Compartilhar:

Deputado Marquinho Tortorello, presidente rodrigo Garcia e Lair, presidente da APAE de Ribeirão Pires<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tortorello apae.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Marquinho Tortorello (PPS) acompanhou, em 6/12, os dirigentes da Apae em audiência com o presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia, para tratar de aumento no orçamento estadual para as entidades filantrópicas que atuam na educação de pessoas portadoras de deficiência.

O deputado solicitou ao presidente da Casa apoio à sua emenda, que solicita mais 5 mil vagas para essas instituições. Desde 2002, o número de vagas permanece o mesmo nas Apaes, porém a demanda de crianças para ingressar nessas escolas só vem aumentando.

Segundo a presidente da APAE de Ribeirão Pires, Lair Moura Sala Malavila Jusevicius, "essas cinco mil vagas já existem nas Apaes. Não temos como negar a assistência a essas pessoas. O problema é que precisamos realmente do repasse dessa verba, pois é praticamente impossível manter nossas escolas apenas com os trabalhos extras, como bingos, festas e almoços".

O presidente da Assembléia, Rodrigo Garcia, concordou com o pedido e disse que estudará uma forma para atendê-lo. Na seqüência, Tortorello e os dirigentes seguiram para uma conversa com o relator do orçamento da casa, Edmir Chedid. O relator posicionou-se totalmente favorável à emenda. "Todos nós conhecemos pelo menos uma criança especial, temos realmente que pensar sobre esse assunto. Vamos fazer o que for necessário", disse Chedid.

"As Apaes são instituições de educação autorizadas e reconhecidas pelo Estado. Atendem cerca de cinqüenta mil alunos e a verba destinada para custear cada criança, no próximo, ano subiu de R$ 140 para R$ 160, o que já é uma vitória", afirmou Tortorello, que busca agora o apoio de outros deputados. "O trabalho desenvolvido por essas instituições merecem total respeito. Vamos continuar nossa luta pelas Apaes. Não podemos simplesmente ignorar que crianças portadoras de necessidades especiais continuam nascendo e que já está na hora de conquistarmos mais espaço para elas. Vou trabalhar até o fim para conseguir isso", garantiu.

mtortorello@al.sp.gov.br

alesp