Comissão de Constituição e Justiça faz sua primeira reunião de trabalho
13/04/2005 18:00

Às 14h30 desta quarta-feira, o deputado Cândido Vaccarezza (PT) foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa. Não foi ainda eleito o vice-presidente, pois a sessão de eleição foi suspensa até terça-feira, 19/4às 14h.
Depois de receber os cumprimentos de seus colegas deputados e de ter sido empossado pelo vice-presidente anterior, deputado Baleia Rossi (PMDB), Vaccarezza propôs a suspensão da reunião eleitoral e convocou reunião extraordinária para discutir metodologia de trabalho da comissão.
Enio Tatto (PT) pediu empenho da CCJ na tramitação de projetos como o da Lei Específica do Guarapiranga. Edmir Chedid (PFL) sugeriu que o "recurso do RE" " a nomeação de relator especial para determinados projetos " não mais seja usado, já que "a comissão tem deputados competentes.
"Sempre propugnei por um legislativo autônomo, que atuasse em harmonia com o Executivo e o Judiciário", declarou Vaccarezza, prometendo estrita obediência à Constituição Estadual, à legislação infraconstitucional e ordinária e ao Regimento Interno da Assembléia Legislativa. Vaccarezza reiterou, ainda, que a atuação da comissão deve ser técnica. Para o novo presidente, "é imperativo realizar a revisão da constituição e, após análise detalhada das leis e leis complementares, realizar a consolidação das leis estaduais", e propôs a criação de um grupo de trabalho para tratar desse assunto.
Após a convocação da reunião extraordinária, o deputado José Bittencourt (PTB) levantou questão de ordem, argumentando que a interrupção do processo eletivo, intercalado com a realização de uma reunião de trabalho, não teria amparo no Regimento Interno da Assembléia Legislativa. Vaccarezza respondeu que, nos termos regimentais, não havia impedimento a proceder dessa maneira.
Em seguida, Bittencourt pediu verificação de presença, alegando falta de quórum, mas não teve êxito, pois o presidente constatou número regimental de deputados presentes à reunião. Enfim, a sessão foi suspensa até a próxima terça-feira, 18/4, às 14h, podendo ser reconvocada antes desse tempo, conforme determina o Regimento Interno. Dois minutos depois, no Plenário José Bonifácio " ao lado do Plenário Tirandentes onde foi realizada a eleição " teve início a 1ª reunião ordinária da CCJ.
Planejamento de trabalho
A 1ª reunião extraordinária da Comissão de constituição e Justiça teve início às 15h15. O deputado Ricardo Tripoli (PSDB), presidente da comissão no biênio anterior, desculpou-se por não ter chegado a tempo (seu carro quebrou a caminho da Assembléia Legislativa), e cumprimentou Cândido Vaccarezza pela eleição: "sei que não existe voto atrasado, mas considere como se eu tivesse votado em Vossa Excelência para presidente (...) tenho certeza de que Vossa Excelência terá um profícuo trabalho à frente da Comissão de Constituição e Justiça", afirmou.
Diante da extensa legislação do Estado de São Paulo " muitas leis obsoletas ou inaplicáveis, ou, ainda, modificadas pela Constituição de 1989 e por leis posteriores " tornam imprescindível a realização de uma revisão de dispositivos constitucionais e uma consolidação das leis paulistas. Segundo Vaccarezza, são tarefas da CCJ que têm que ser cumpridas, com o apoio de outras comissões e até com a participação dos agentes econômicos do Estado de São Paulo.
Como exemplo de incongruências legais que geram prejuízo à sociedade, o novo presidente citou o caso do ICMS sobre a conta de luz que, de 25%, percentual determinado pela lei, acaba por atingir 33%, por conta da forma de cálculo.
Aceita a proposta, os membros da comissão decidiram que as reuniões serão realizadas todas as terças-feiras às 14h, ordinariamente.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações