Parceria entre Câmara dos Deputados e Assembléia inicia Rede Legislativa de TV digital
.jpg)

.jpg)
TV Assembléia passa a transmitir 24 horas de programação em canal digital aberto e gratuito
Diversas autoridades federais, estaduais e municipais compareceram nesta segunda-feira, 20/10, ao plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa para acompanharem a cerimônia de lançamento da Rede Legislativa de TV digital. O presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia, assinaram o termo de cooperação entre as duas Casas que possibilita a transmissão das programações da TV Câmara dos Deputados e da TV Assembléia de São Paulo, por meio da TV digital, em sinal gratuito, 24 horas por dia. A Assembléia paulista é a primeira a oferecer um canal digital aberto gratuito à população.
Na cerimônia, Vaz de Lima ressaltou que, com a transmissão em sinal digital, o Legislativo paulista deixa de atender apenas ao público dos sinais por assinatura e passa a se comunicar com toda a sociedade em sinal aberto e gratuito. "Isso se chama democratização da informação", disse ele. A expectativa é de que até o final de 2009, todo o Estado de São Paulo tenha acesso ao canal.
Chinaglia ressaltou que facilitar o acesso do cidadão à informação pública lhe dá oportunidade de avaliar melhor o trabalho dos parlamentares, direito a ele garantido pela constituição. Acrescentou que os recursos tecnológicos da nova TV permitem, inclusive, a interação entre o cidadão e os parlamentares: o expectador pode, por exemplo, dialogar com os deputados e oferecer sugestões apresentar questionamentos quanto às proposituras analisadas. A interatividade com o cidadão, na avaliação de Chinaglia, ajudará na definição das prioridades do trabalho legislativo. "É com o diálogo, com a troca de idéias e até com o enfrentamento de idéias que construímos uma sociedade democrática", disse ele.
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antonio Carlos Rodrigues, elogiou a parceria e demonstrou interesse em integrar aquele legislativo municipal à Rede Legislativa de TV digital.
Informação isenta
O 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), que também participou do evento, afirmou que o sinal digital vai inaugurar uma nova relação do cidadão com o Parlamento, estimulando a participação e contribuindo para reduzir imagens distorcidas sobre o trabalho legislativo. "Estamos dando informação à população para que ela faça um julgamento criterioso das atividades legislativas", disse o vice-presidente.
Donisete Braga (PT), 1º secretário da Assembléia, acrescentou que "a população terá ao seu alcance uma ferramenta poderosíssima para acompanhar, fiscalizar e cobrar trabalho do parlamentar que elegeu". O 2º secretário, Edmir Chedid (DEM), considerou a iniciativa "um grande avanço na comunicação entre o eleitor e seu representante", uma vez que as transmissões vão permitir que o munícipe de uma cidade longínqua manifeste, em tempo real, sua opinião sobre a atuação do parlamentar.
Para ter acesso ao sinal digital, o telespectador precisa dispor de uma antena UHF e de um conversor. A transmissão experimental, no canal 61, não atingirá ainda toda a cidade de São Paulo, mas marcará o início dos testes para definição da cobertura e da qualidade do sinal de cada TV legislativa. Os testes serão realizados pela equipe da Universidade Mackenzie, em parceria que também possibilitará o teste do sinal do Canal Universitário de São Paulo ainda neste ano.
Rede Legislativa
O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, afirmou que até 2014 a TV da Câmara dos Deputados digital estará disponível em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes. A previsão, segundo ele, é que, as câmaras municipais de todas as capitais tenham acesso ao sinal digital até 2010, formando a Rede Legislativa de TV Digital.
A multiprogramação permite a transmissão de até quatro programações simultâneas por um mesmo canal, em sinal aberto e gratuito. A idéia é que se forme a Rede Legislativa de TV Digital, com espaço ainda para a transmissão dos sinais das câmaras municipais. O modelo de operação testado em São Paulo servirá de referência da rede em todo o país.
O acordo de cooperação entre TV Câmara dos Deputados e a TV Assembléia prevê o rateio dos investimentos e do custeio do canal digital, o que tornará a rede atrativa para todos os parceiros. A expectativa é que a operação definitiva se inicie no segundo semestre de 2009. Não haverá custos entre os parceiros para as transmissões experimentais, pois serão usados equipamentos digitais para testes cedidos por empresas e serão usadas as instalações da TV Cultura, que já presta serviços à TV Assembléia.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações