A sociologia da Educação

Qual será o verdadeiro papel da Escola e do restante da sociedade no
Ensino da Cidadania?
Freud, Jung e outros especialistas afirmam que o inconsciente
determina nosso comportamento muito mais que o consciente. De onde vem o
inconsciente? Como é formado? William Lambert, psiquiatra americano e
professor de psicologia social, fala da formação da mente da criança.
Segundo ele, somente depois dos onze ou doze anos de idade, a pessoa começa
a definir seus conceitos e preconceitos, apesar de estar sendo preparada
desde seus primeiros meses de vida.
Hegel formula sua concepção do tríplice processo de formação da
consciência, consistindo de três elementos básicos: "as relações morais",
isto é a família ou a vida social; a "linguagem", ou os processos de
simbolização e o "trabalho" ou a maneira como o homem interage com a
natureza para dela extrair seus meios de subsistência.
David Hume fala da formação do "EU" ou da consciência do sujeito.
Para ele, o "EU" é um feixe de informações ou percepções em constante
mutação.
Na terminologia sociológica, socialização significa transmissão e
assimilação de padrões de comportamento, normas, valores e crenças.
Durkheim defende que a socieade não é simples soma de indivíduos. É
preciso que as consciências estejam combinadas de determinada maneira para
a existência da vida social. Surge, então, a Consciência Coletiva que irá
influenciar a consciência individual. Durkheim entendia que os problemas da
Europa de sua época eram de natureza moral e não de fundo econômico.
Para Weber, o indivíduo é mais importante, ou seja, os atores sociais
produzem a sociedade.
Edgard Morin, em trabalho desenvolvido para a Unesco, determinou que
somente com ética e cidadania nas escolas e nos órgãos de comunicação de
massa, poderemos fazer com que uma nação deixe de ser atrasada e suba até o
patamar das nações desenvolvidas.
Nos dias atuais, a televisão passou a ser decisiva e nociva na
educação das pessoas, principalmente das crianças e dos adolescentes.
A falta de políticas públicas adequadas, com mais oportunidades e
perspectivas, também se apresenta como fator negativo para a construção de
mentes ou consciências.
A excessiva concentração de renda e o gigantesco hiato social
constroem frustrações e dão origem ao estado de anomia (ausência de
normas).
O enfraquecimento da cidadania é sintoma de uma grave doença social.
Governantes sérios e bem intencionados, assessorados por especialistas nas
áreas da Filosofia, da Sociologia e da Psicologia poderiam criar nortes e
objetivos, instituindo políticas eficientes para a promoção de mudanças
efetivas. Nada disso surtirá efeito se não houver profundas transformações
na distribuição de renda, na valorização da Educação e na confecção de
normas que instituam limites e punições exemplares para aqueles que
desrespeitem o sistema legal, principalmente os grandes fraudadores,
corruptos e criminosos do "colarinho branco".
Cidadania é um estado de consciência.
*Rafael Silva é deputado estadual pelo PDT de São Paulo.
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