Museu de Arte - Vozes secretas ecoam na paisagem silenciosa de Majella Karam


A arte não é um jogo, é um empenho sem cálculos. Majella Karam é um artista autêntico que exprime a vida, o mundo, as nossas angustias e o nosso cotidiano, com luzes e sombras, mas numa realidade de espírito e de vida. Na arte, o essencial é dar uma exata medida do próprio ser. Esse é o caso desse pintor que, embora ligado com sentimento à tradição de estilos impressionista, conserva toda a temática, os formalismos e o tonalismo.
Nele encontramos todo um passado sob o signo da observação, da verificação, após o que emergiu madura e prolífica a necessidade de uma colóquio visual cujos ingredientes são recantos agrestes, enseadas marítimas, ambientações paisagísticas, vozes de uma realidade que o artista não força, nem constringe, não empurra, mas acompanha sobre a tela em harmonia de cores e com a essencial intervenção da luz.
Suas obras são envolvidas de uma sinfonia de tons que interpreta silêncios e visões de paisagens. O tonalismo se manifesta então, como um fato pictórico, baseado sob acordes nos quais os tons se harmonizam para obter uma fusão das formas com a atmosfera e para criar espaços envolvidos pelos valores da luminosidade. O seu é um mundo silencioso, embora vibrante de vozes secretas.
Com um sentido humano e comunicativo, o artista demonstra uma predisposição, não somente a reproduzir, mas a interpretar os temas que enfrenta, sempre válidos pela aproximação dos tons, pelas construções estruturais, seja sob o perfil formal quanto de conteúdo.
"Paisagem, mar e rocha", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, nos revela uma síntese de forma e conteúdo, calor e sentimento que adquirem realidade e variedade de expressão numa demonstração inconfundível do valor de sua arte.
O Artista
Majella Karam, pseudônimo artístico de Geraldo Majella José Karam, nasceu em 1934 na cidade de Araraquara, SP. Formou-se em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba, SP.
Iniciou-se na pintura clássica a partir de 1978, realizando sua primeira exposição no Pavilhão da Bienal de São Paulo naquele mesmo ano. Entrou para a Associação Paulista de Belas Artes em 2000 e onde exerce atualmente as funções de professor de Arte Terapia.
Sobre o tema "Bases anatomo-fisiológicas da criatividade", realizou em 1968 sua primeira palestra ligada à arte na Escola de Administração Hospitalar da Universidade de São Paulo. O artista é também autor da tese sobre "Causologismo", registrada na Escola Paulista de Belas Artes, para demonstrar a existência obrigatória de causas que justifiquem os seus efeitos.
É sócio efetivo da Academia Brasileira de Neurologia e atualmente vem desenvolvendo o tema de "Bases científicas neuropsicogenéticas da criatividade". Participou de diversas outras exposições, destacando-se entre elas o Salão de Outono da Associação Paulista de Belas Artes no Espaço Cultural V Centenário da Assembléia Legislativa de São Paulo.
Recebeu inúmeros diplomas e medalhas da União Nacional dos Artistas Plásticos no V Salão Internacional das Nações, no XV Salão Nacional de Artes Plásticas Alberto Santos Dumont, entre outros.
Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações