Deputados debatem subcomissão para mensurar composição dos preços dos pedágios


Os membros da Comissão de Transportes da Assembleia iniciaram, nesta quarta-feria, 8/6, um debate sobre proposta do deputado petista Antonio Mentor (Ofício GAM 104/2011) para que seja criada uma subcomissão com objetivo de realizar estudos visando estabelecer a composição dos preços dos pedágios nas rodovias paulistas, para posterior avaliação da possibilidade de redução das tarifas cobradas pelas concessionárias.
Segundo Mentor, a intenção não é promover um confronto com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), ou um embate político com o governo. "O Custo São Paulo é o mais alto do país. Temos o maior IPVA, o maior ICMS, e os pedágios mais altos", afirmou. Ana Perugini (PT) apoiou o requerimento de criação da subcomissão, já que, em sua opinião, o tema é o mais importante a ser debatido na comissão durante o ano de 2011.
O líder do PSDB na Casa, deputado Orlando Morando, após pedir vista do requerimento, lembrou que a diretora-geral da Artesp, Karla Bertocco Trindade, esteve presente em reunião da comissão no dia 25/5, e se comprometeu a realizar estudos para estudar a possibilidade de redução nos preços dos pedágios. "O que devemos fazer é cobrar o envio desses estudos à comissão", explicou.
Para o presidente da comissão, Edmir Chedid (DEM), independente de criação da subcomissão, é função da Comissão de Transportes convocar técnicos para debater as tarifas dos pedágios.
Gasoduto
Orlando Morando destacou a necessidade de a comissão ouvir representantes da Petrobras sobre o gasoduto Gasan 2, cujas obras foram embargadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Com extensão de 39 quilômetros, o gasoduto deveria interligar a Estação de Controle de Gás de Mauá à Estação de São Bernardo do Campo, localizada no alto da Serra do Mar, passando ainda pelos municípios de Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Entre outros problemas, a implantação do gasoduto está causando contaminação do lençol freático. O pedido de Morando contou inclusive com a anuência dos deputados petistas.
Frente Federal das Ferrovias
Edmir Chedid anunciou aos os deputados da comissão a realização, no dia 17/6, às 10h, de reunião da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias do Congresso Nacional, que será realizada no auditório Franco Montoro da Assembleia. O objetivo da frente é pressionar o governo federal a fim de que haja mais investimentos nas ferrovias, incluindo integração multimodal, bem como revisão do marco regulatório do setor. O evento contará com a presença dos secretários Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) e Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano). Chedid convidou a bancada petista a articular o comparecimento à reunião de representante do Ministério dos Transportes. "Precisamos saber o que pensam nossos colegas do Congresso Nacional", alertou.
Pauta
Os membros da Comissão de Transportes aprovaram, em caráter conclusivo, a Moção 10/2011, de Edmir Chedid, que apela aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, bem como aos líderes partidários e demais congressistas, a fim de que apresentem emenda ao Projeto de Lei federal 2.872/2008, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, de maneira a possibilitar ao cidadão a participação na política de trânsito.
Em reunião extraordinária, iniciada poucos minutos após o encerramento da sessão ordinária, os parlamentares aprovaram o PL 70/2011, do Poder Executivo, que autoriza Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a doar ao município de Parapuã área de 21 mil m² para a construção de portal na via de acesso à cidade.
Além dos deputados citados, estiveram presentes à reunião Roberto Morais (PPS), Gerson Bittencourt (PT), Carlão Pinhatari (PSDB) e Baleia Rossi (PMDB).
Comissão de Transportes debateu também gasoduto e ferrovias
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações