Audiência pública discute demissões na LP Displays


09/08/2007 19:01

Compartilhar:

Audiência pública da comissão de Relações do Trabalho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/REL TRAB GERAL MAU_0076.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Relações do Trabalho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/REL TRAB MESA MAU_0079MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina dos Reis , diretora do Sindicato dos Metalúrgicos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/REL TRAB Janaina MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Relações do Trabalho realizou audiência pública na tarde desta quinta-feira, 8/8, no Plenário Teotônio Vilela, com a finalidade de encontrar uma solução para os 1.200 trabalhadores demitidos da empresa LP Display, localizada em São José dos Campos.

Presidida pelo deputado Marcos Martins (PT), a reunião contou com a presença do 1º secretário da Assembléia, Donisete Braga (PT), e dos deputados Carlinhos Almeida (PT) e José Bittencourt (PDT). Também participaram da audiência a diretora do Sindicato dos Metalúrgicos Janaina dos Reis e o advogado do sindicato Marcelo Menezes.

Segundo Janaina, desde 2003, o assunto vem sendo discutido com o ministro das Relações do Trabalho, que afirmou não haver nenhum problema com essa multinacional. "O que vemos é o contrário. Deram um outro nome à empresa LG Philips, que passou a se chamar LP Display. Usaram de meios espúrios para dar um golpe nos trabalhadores". Ainda conforme Janaina, a empresa agiu intencionalmente, e eles não têm interesse em pagar os direitos dos trabalhadores.

A diretora do Sindicato afirmou ter plena confiança nos deputados desta Casa e espera que os responsáveis pela empresa cumpram o acordo que foi assinado com o Sindicato dos Metalúrgicos, homologado na Delegacia Regional do Trabalho.

Ofício à DRT

Após as declarações da diretora do sindicato o deputado Carlinhos Almeida disse que todos os trabalhadores podem contar com o apoio da bancada do PT nesta Casa e lamentou a ausência dos diretores da empresa na audiência. Afirmou serem justas as reivindicações dos trabalhadores, que querem o pagamento dos seus direitos, como o apoio àqueles 120 trabalhadores que se estão hoje com sérios problemas de saúde. O parlamentar sugeriu uma reunião com a delegada regional do trabalho para solicitar uma investigação junto à empresa.

Em seguida, Donisete Braga sugeriu enviar o mais rápido possível ofício à delegada regional do trabalho solicitando uma audiência com os responsáveis da empresa, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos e os deputados membros da comissão.

alesp