O mistério de nosso tempo revelado através da obra de Mi Castelani

Mi Castelani mais do que uma artista informal é uma dessacralizadora da forma. Na sua pintura, onde a cor substitui materiais como o betume e o cimento, entre outros, a imagem real é submetida a um rolo compressor e triturante.
Trata-se de um rigoroso sacrifício a toda possível lembrança. Com a força de um lento, inelutável buldozer nivelador, as suas imagens e seus relevos em massa acrílica são esmagados, no "leit motiv" das cores, dos brancos, dos verdes e dos amarelos. Um novo mundo nasce de uma rigorosa emoção interior.
A pintora Mi Castelani traz para a superfície o ambiente subterrâneo das estruturas originais e no-lo apresenta, com a humildade que a caracteriza, numa proposta aberta a discursos que não têm a possibilidade de interrupção, pois que são projetados num futuro todo repleto de situações inconscientemente ancestrais.
Para concluir, podemos dizer que a artista representa "ad litteram" o mistério do nosso tempo que, com tanto cuidado, procura sair de um ritmo tradicional, usando o melhor do passado numa dimensão nova e atual, revelando o que foi e o que ainda deve ser.
Nessa mesma ordem de idéias, a obra Bons Ventos, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, reflete a expressão e a emoção em que se encontram pari passu, a ordem e a clareza.
A artista
Míriam Castelani Rodrigues Lopes, de onde surgiu seu pseudônimo artístico Mi Castelani, nasceu em São Paulo em 1953. Formou-se em Pedagogia, com extensão em Orientação Educacional e Magistério nas áreas de Psicologia, Sociologia e História da Educação, pela FAI.
Participou de numerosas exposições coletivas, a partir de 1998, recebendo menção honrosa no 56º Salão Livre, Acadêmico e Contemporâneo, Associação Paulista de Belas Artes (1998); prêmio Banco do Brasil no I Salão Oficial de Artes Plásticas e Design Lar Center, Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (1998); XXIX Salão da Primavera, Associação Paulista de Belas Artes (1998); menção honrosa no IV Salão da Paisagem Brasileira, Associação Paulista de Belas Artes (1998); medalha de ouro no VIII Salão de Arte da ACM (1998); Talentos e Imagens Brasileiras em Hannover, Alemanha (1998); Colori e Forme Brasiliane em Roma, Itália.
Em 1999, expôs na Pinacoteca Gaffré Guinle; Câmara Municipal de Santo André; Paulistas no Pará na Galeria Debret, em Belém; XXX Salão da Primavera; XII Salão Ecológico e XXV Salão Paisagem Paulista, todos organizados pela Associação Paulista de Belas Artes.
No ano 2000 participou do VIII Salão da Natureza Morta; Salão Internacional do Petit Format; III Salão da Marinha; Mostra Comemorativa do Brasil 500 Anos; Espaço Cultural Infraero; e, no ano de 2001, na Galeria Mali Villas- Bôas, participou da exposição Trajetória do Século XX, além de receber o prêmio participação do 52º Salão Paulista de Belas Artes; Museo Nazionale di Villa d´Este em Roma (Itália).
Possui obras em diversas coleções públicas e particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações