Frente de Enfrentamento ao Crack vai trabalhar para implementar a criação de conselhos municipais de álcool e drogas nas cidades
Criar uma rede composta por vereadores de todos os municípios paulistas para atuar em conjunto com a Assembleia Legislativa e trabalhar pela instalação de conselhos municipais de políticas sobre álcool e droga, foram apontadas, em audiência pública realizada nesta quarta-feira, 21/9, como ações importantes para conter o avanço do uso de crack no Estado de São Paulo, identificado em pesquisa realizada pela Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas.
As ações foram corroboradas pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo, por meio de seu presidente Sebastião Misiara, e pela Associação Paulista de Municípios, representada por seu presidente Marcos Monti, também membro da Confederação Nacional de Municípios. Os representantes dos municípios, assim como o prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei, destacaram que os governos municipais têm responsabilidade na prevenção e assistências aos usuários de drogas, mas não podem realizá-la sozinhos, apenas com seus recursos financeiros. "É preciso que o governo do Estado mobilize a Polícia Militar, porque é necessária a repressão ao tráfico; que também a União participe com recursos e projetos e que haja um trabalho coordenado", reivindicou Monti.
A audiência reuniu deputados estaduais, vereadores de diversas cidades, gestores da saúde e da segurança pública e entidades da sociedade civil para conhecer e discutir os dados sobre a situação do crack e outras drogas nos municípios paulistas, divulgados pela Frente na terça-feira, 20/9. O levantamento baseou-se nas respostas de 325 municípios a questionário sobre as drogas mais presentes na cidade, faixa etária dos usuários de drogas, quanto a equipamentos de saúde e origem do dinheiro público usado em ações de combate ao uso de drogas, entre outras.
O coordenador da frente, Donisete Braga (PT), reiterou a intenção de reavaliar, periodicamente, a situação das drogas. "Isso vai possibilitar um acompanhamento da situação, verificando aumento, diminuição ou estabilidade no número de dependentes, para a coonstrução de uma política pública eficiente", declarou o parlamentar.
Estiveram presentes na audiência representantes do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned-SP), do Denarc (Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos), da Secretaria Estadual de Saúde, da OAB e da Umes (União Municipal dos Estudantes Secundaristas). Também participou do encontro o padre Haroldo Rahm, fundador e presidente da Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas. "A presença de padre Haroldo, que trabalha há mais de 50 anos com usuários de drogas, nesta audiência é simbólica", saudou o presidente da Frente.
Além de Donisete Braga, participaram da audiência os membros da Frente Ana do Carmo, Enio Tatto, Geraldo Cruz, Hamilton Pereira e Marcos Martins, do PT, Jooji Hato (PMDB), Olimpio Gomes (PDT), Afonso Lobato e Regina Gonçalves, do PV, e Edson Ferrarini (PTB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações